Mais lidas

    Gastronomia

    Gastronomia

    Você sabe qual é o tipo de massa preferida no Sul do país?

    25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão (divulgação)
    Foto por Reprodução
    Escrito por assessoria de imprensa
    Publicado em 25.10.2017, 12:10:00 Editado em 25.10.2017, 13:12:01
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Para comemorar o Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) divulga um estudo realizado pela Kantar WorldPanel a respeito dos hábitos de consumo de macarrão no país. De acordo com a pesquisa, a região Sul do país é responsável por 15,2% do volume total (1,24 milhão de toneladas) consumido em 2016, o que corresponde a 188,4 mil toneladas.


    O estudo analisou durante o último ano uma mostra de 11.300 lares que retratam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. No ranking nacional de consumo aparecem em primeiro lugar o Norte e Nordeste (37%), seguidos do Sul, Leste e interior do Rio de Janeiro (13%), grande São Paulo (10,5%), Interior de São Paulo (10%), grande Rio de Janeiro (8,2%) e, por fim, Centro-Oeste (6,2%).

    Ainda segundo a análise, nos estados que compõem a região Sul a preferência pelo espaguete é a maior (48%); o fusilli ocupa o segundo lugar (22%), seguido do penne (5%).

    Sobre o Dia Mundial do Macarrão

    O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor mundial. Em 2016, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 8,7 bilhões e foram consumidos quase 1,2 milhão de tonelada. Nosso consumo per capita é de 6,02 kg por ano.

    Você sabe qual é o tipo de massa preferida no Sul do país?
    Foto por Reprodução

    Aprenda a fazer um macarrão à bolonhesa clássico 

    Ingredientes:

    2 colheres de chá de azeite de oliva
    1 cebola grande picada
    1 cenoura média picada
    3 dentes de alho picados
    450g de carne moída magra
    2 latas de tomate-pelado, com suco, levemente amassados
    ¼ colher de chá de sal
    ¼ colher de chá de pimenta-calabresa em flocos
    ¼ colher de chá de manjericão fresco picado
    3 xícara de espaguete tradicional ou integral cozido

    Modo de preparo

    Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Acrescente a cebola, a cenoura e o alho. Refogue, mexendo constantemente, por aproximadamente 6 minutos, até a cebola ficar transparente.
    Adicione a carne à frigideira. Mexa, quebrando todos os grumos, e deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos, até ficar dourada.
    Acrescente os tomates amassados com o suco, o sal, a pimenta e o manjericão. Reduza o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, até o molho engrossar um pouco.
    Espalhe o molho sobre o espaguete cozido e sirva. Cada porção equivale a ½ xícara de espaguete e 2/3 de xícara de molho bolonhesa.


    DICA: Você pode manter o molho que sobrar refrigerado por até 3 dias ou congelado por até 2 meses.

    Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/saude/dia-do-macarrao-confira-dicas-e-receitas-para-comer-sem-culpa/

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Gastronomia

    Deixe seu comentário sobre: "Você sabe qual é o tipo de massa preferida no Sul do país?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.