Gastronomia

Dicas para escolher a cerveja certa para cada tipo de alimento

Da Redação ·
Cerveja vai bem com todos os pratos, só basta saber como combiná-la (divulgação)
Cerveja vai bem com todos os pratos, só basta saber como combiná-la (divulgação)

Difícil quem não gosta de cerveja, principalmente nos dias quentes do verão. Porém, você deve saber harmonizá-la com comidas doces, salgadas e por aí vai? Aqui vão algumas dicas para facilitar! 

continua após publicidade

Cervejas x doces

O açúcar, por exemplo, ressalta a acidez da bebida. Bebidas servidas com comidas doces parecem mais ácidas e menos doces. Frutas e doces não vão bem com cervejas Lager padrão americano, mas são bem acompanhados, por exemplo, pelas Ale belgas fortes, pelas europeias ácidas e Ale belgas. É recomendado que o dulçor da cerveja seja suficiente para não ser mascarado pelo doce que a acompanha.

continua após publicidade

Cervejas x pratos salgados

O sal, ao contrário do doce, neutraliza a percepção de acidez; portanto, as bebidas parecem menos ácidas com comidas salgadas. A cerveja é uma bebida especialmente indicada para acompanhar molhos cremosos, pratos com presença marcante de ovo ou vinagrete e pratos apimentados.

Cerveja x gordura

continua após publicidade

A gordura requer bebidas mais encorpadas; quanto mais gordurosa for a comida, mais marcante deve ser o sabor da cerveja.

Outras dicas de harmonização

*Deve-se buscar um equilíbrio de peso – pratos delicados com cervejas delicadas, pratos intensos com cervejas intensas-, de modo que a intensidade de um não anule o sabor do outro. Comidas cujo sabor permanece por muito tempo na boca requerem uma cerveja também marcante.

*É interessante ainda, prestar atenção aos ingredientes. O tempero da receita é tão ou mais importante que o ingrediente principal. Ervas, especiarias, pimentas e outros aromáticos podem suavizar ou reforçar características da bebida e, às vezes, até produzir novos e surpreendentes sabores.