MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Wimbledon promete doação para fundo ucraniano e pagará quartos para tenistas do país

A organização de Wimbledon anunciou nesta terça-feira uma série de mudanças no torneio, homenagens na edição deste ano e auxílio a tenistas ucranianos ao longo da temporada de grama. A competição, que voltará a receber atletas da Rússia e Belarus, vai pag

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 25.04.2023, 10:02:00 Editado em 25.04.2023, 10:07:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A organização de Wimbledon anunciou nesta terça-feira uma série de mudanças no torneio, homenagens na edição deste ano e auxílio a tenistas ucranianos ao longo da temporada de grama. A competição, que voltará a receber atletas da Rússia e Belarus, vai pagar dois quartos de hotel para cada atleta da Ucrânia presentes tanto nas chaves de qualifying quanto nas chaves principais dos torneios de grama.

continua após publicidade

"Para os tenistas ucranianos, o All England Club e a LTA (Federação de Tênis do Reino Unido) vão bancar os custos de acomodação de dois quartos para todos os jogadores presentes na chave principal e no qualifying durante toda a temporada de grama", anunciou Ian Hewitt, presidente do All England Club, a entidade responsável pela organização de Wimbledon.

A temporada de grama dura um mês e meio, entre julho e agosto. "Estes jogadores também vão ganhar a oportunidade de treinar nas quadras do All England Club ou em outras estruturas da LT, entre sua última partida em Roland Garros e o sábado anterior ao início do qualifying de Wimbledon", disse Hewitt. O privilégio de treinar nas quartas de Wimbledon é reservado somente para tenistas locais e campeões estrangeiros.

continua após publicidade

Ao mesmo tempo, o torneio vai doar uma libra esterlina por cada ingresso vendido para um fundo de auxílio à Ucrânia. A estimativa é de levantar até 500 mil libras, equivalente a R$ 3,1 milhões. As medidas soam como compensação do torneio por permitir a presença de tenistas russos e belarussos na edição deste ano.

Em 2022, a organização de Wimbledon e seus torneios preparatórios tomaram a surpreendente decisão de barrar atletas dos dois países como retaliação à invasão da Rússia, com apoio de Belarus, na Ucrânia, em fevereiro do ano passado. A decisão gerou polêmica no circuito e fez ATP e WTA, entidades que regem os circuitos masculino e feminino de tênis, a tirar os pontos do ranking a serem distribuídos por estas competições.

Em entrevista nesta terça, o presidente do All England Club disse que o veto em 2022 foi "a decisão mais difícil" em seu período no comando da entidade. Ian Hewitt revelou que a edição deste ano da competição não será transmitida na Rússia e nem em Belarus. E jornalistas dos dois países não poderão cobrir o torneio in loco.

continua após publicidade

Ele também anunciou que as bandeiras dos dois países não constarão nas chaves e placares, que o tema da guerra será barrado em todas as conversas e entrevistas, e ainda que os tenistas já começaram a assinar declarações em que se comprometem a não demonstrar apoio aos dois países na invasão à Ucrânia. O documento se tornou pré-requisito para a participação destes atletas no torneio.

Hewitt também divulgou homenagens ao longo da competição deste ano. O suíço Roger Federer, que se aposentou no ano passado, e a americana Billie Jean King serão alguns dos festejados, em datas ainda não definidas.

Nos aspectos técnicos, a organização surpreendeu ao anunciar que vai permitir o chamado "coaching", a orientação dos técnicos ao longo das partidas, algo proibido pelas regras do tênis masculino. O torneio ressaltou que a permissão será em caráter de teste. Outra mudança alcançará a chave masculina de duplas, que passará a ter seus jogos disputados em melhor de três sets - até 2022, eram em melhor de cinco sets.

O Torneio de Wimbledon será disputado neste ano entre os dias 3 e 16 de julho, data da final masculina. A decisão feminina está agendada para o dia 15

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Wimbledon promete doação para fundo ucraniano e pagará quartos para tenistas do país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!