Esportes

Verstappen ultrapassa Leclerc no fim e vence sprint race do GP da Emília-Romagna

Da Redação ·

Pole position no treino classificatório, Max Verstappen foi ultrapassado pelo rival Charles Leclerc logo na largada da sprint race deste sábado, mas recuperou a primeira colocação na penúltima volta no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola. Com isso, garantiu o primeiro lugar do grid de largada no GP da Emília Romagna, marcado para as 10 horas deste domingo (horário de Brasília).

continua após publicidade

Leclerc, surpreendido pelo atual campeão após passar a maior parte da mini-corrida em primeiro, vai largar em segundo. Já a terceira colocação ficou com Sergio Pérez, que garantiu outro carro da Red Bull no top 3 ao segurar o ímpeto de Carlos Sainz, autor de uma ótima corrida de recuperação. O espanhol da Ferrari largou em décimo e, após as 21 voltas, terminou em quarto. A vitória na sprint dá a Verstappen oito pontos na classificação, enquanto Leclerc leva sete. Pérez soma seis e Sainz, cinco.

Lando Norris, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen completaram o top 8 e também pontuaram. A Mercedes, por sua vez, viveu mais um dia de frustração, com George Russell, vencedor do treino livre desta manhã, em 11º lugar e o heptacampeão Lewis Hamilton ainda mais abaixo, em 14º.

continua após publicidade

A alegria de Verstappen por ter conquistado a pole no treino classificatório durou pouco tempo na sprint deste sábado. O atual campeão foi ultrapassado por Leclerc na largada e por pouco não foi deixado para trás também por Lando Norris, o terceiro. Magnussen se manteve em quarto, como no grid, e Sergio Pérez saiu do sétimo para o quinto lugar.

O chinês Guanyu Zhou teve um contato com Pierry Gasly e foi para fora da pista logo na primeira volta, situação que o obrigou a abandonar a corrida. O safety car entrou e permaneceu até a volta cinco, quando a bandeira verde foi levantada e iniciou a relargada, na qual a configuração dos cinco primeiros se manteve.

Enquanto isso, Carlos Sainz protagonizava uma excelente corrida de recuperação. O espanhol da Ferrari largou em décimo lugar e ganhou posições até assumir a quarta posição na volta 19, ao ultrapassar Lando Norris. Pouco depois, na penúltima volta, a disputa esquentou na ponta, quando Verstappen abriu a asa móvel e ultrapassou Leclerc para reassumir o primeiro lugar.

continua após publicidade

Veja como ficou o grid de largada do GP da Emília-Romagna:

1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min19s951

2º - Charles Leclerc (FRA/Ferrari) - a 2s975

continua após publicidade

3º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull) - a 4s721

4º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari) - a 17s578

continua após publicidade

5º - Lando Norris (ENG/MCLaren) - a 24s561

6º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren) - a 24740

7º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo) - a 28s133

continua após publicidade

8º - Kevin Magnussen (DIN/Haas) - a 30s712

9º - Fernando Alonso (ESP/Alpine) - a 32s278

10º - Mick Schumacher (ALE/Haas) - a 33s773

continua após publicidade

11º - George Russell (ENG/Mercedes) - a 38s284

12º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri) - a 38s298

continua após publicidade

13º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin) - a 40s177

14º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 41s459

15º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin) - a 42s910

16º - Esteban Ocon (FRA/Alpine) - a 43s517

17º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) - a 43s794

18º - Alexander Albon (TAI/Williams) - a 48s871

19º - Nicholas Latifi (CAN/Williams) - a 52s017

Guanyu Zhou (CHI/Alfa Romeo) - sem tempo