MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

TJD rejeita pedido de impugnação do Vasco e resultado do clássico com o Fluminense é mantido

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) negou o pedido do Vasco de impugnação da partida com o Fluminense, realizada na última quarta-feira, pelo Campeonato Carioca, que terminou em 0 a 0. Segundo a presidente Renata Mansur, do TJD-RJ,

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 17.02.2024, 09:55:00 Editado em 17.02.2024, 09:59:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) negou o pedido do Vasco de impugnação da partida com o Fluminense, realizada na última quarta-feira, pelo Campeonato Carioca, que terminou em 0 a 0. Segundo a presidente Renata Mansur, do TJD-RJ, não houve erro de direito ou outro grande motivo que justificasse a anulação do clássico.

continua após publicidade

"Confirmado está, com dados técnicos, que não houve erro de direito no caso, apto a ensejar a anulação da partida e permitir o uso do instituto da impugnação para ceifar do campeonato o clássico ocorrido na última quarta-feira. Importa ressaltar que está à disposição dos clubes, assim como foi franqueado a este tribunal, o relatório cujo qual se faz referência nesta decisão, para análise dos dados e que serviram a embasar tecnicamente esta decisão. Em que pese o brilhantismo dos advogados subscritores do pedido de impugnação de partida, seus argumentos não merecem prosperar", disse Mansur, antes de indeferir o pedido.

"Não vislumbro, no presente caso, hipótese jurídica prevista no CBJD a ensejar o pleito do impugnante. Ademais, a estabilidade e segurança jurídica das competições não podem ficar vulneráveis e o árbitro de campo é soberano para tomar as decisões em detrimento do VAR, além de ser o mais apto a sentir a 'temperatura do jogo'. Por essas razões, indefiro liminarmente a petição inicial da ação de impugnação de partida", completou.

continua após publicidade

A presidente explica que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) vem tentando ser o mais transparente possível no Campeonato Carioca, por isso permitiu que os clubes se juntassem para indicar o árbitro que veio a apitar o clássico. Além disso, contratou uma empresa "para fazer a análise técnica de decisões dos árbitros interpretadas como erros nos lances polêmicos, com o uso de complexos algoritmos de Inteligência Artificial para identificar as decisões da arbitragem".

Ela ainda completou afirmando que: "O relatório da referida empresa, cujo trabalho é isento, independente e reconhecido internacionalmente, no jogo especificamente que se pretende anular, aponta 102 situações de atuação do árbitro, no clássico Fluminense 0 x 0 Vasco, com apenas um erro de baixo impacto (uma falha de escanteio). Além disso, no final, o documento compara o resultado oficial e real da partida, sendo ambos 0 a 0 - o que confirma que a arbitragem não interferiu no placar."

O Vasco reclamou muito da arbitragem de Bruno Mota Corrêa que advertiu com amarelo os jogadores João Victor, Zé Gabriel, Payet e Vegetti. Gary Medel, capitão da equipe, recebeu o vermelho direto. O clube cruz-maltino entendeu que foi prejudicado e, por isso, recorreu ao Tribunal.

continua após publicidade

O clube ainda teve dois gols anulados na partida e reclamou da não marcação de um pênalti. Corrêa chegou a ser chamado pelo VAR para ver o lance, mas manteve a decisão de não assinalar a penalidade.

Ao todo, o clássico teve oito cartões amarelos e três vermelhos. Pelo lado do Fluminense, Thiago Santos e o técnico Fernando Diniz foram expulsos, enquanto Felipe Melo, Ganso e André receberam o amarelo.

Na classificação do Campeonato Carioca, o Vasco inicia a rodada do final de semana na quinta colocação com 13 pontos, um a menos que o Botafogo, justamente seu adversário neste domingo. O clássico entre as duas equipes será realizado no estádio Nilton Santos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "TJD rejeita pedido de impugnação do Vasco e resultado do clássico com o Fluminense é mantido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!