Esportes

Sport vence o Fortaleza e respira na luta contra o rebaixamento

Da Redação ·

Em duelo nordestino para fugir do rebaixamento, o Sport levou a melhor ao vencer o Fortaleza por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, no Recife, pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time pernambucano agora soma 32 pontos, em 14.º lugar, superando o próprio Fortaleza, que continua com 31, em 15.º, e agora há seis jogos sem ganhar.

continua após publicidade

O time pernambucano quebrou jejum de dois jogos sem vitória, além de se reabilitar da derrota diante do Goiás, por 1 a 0, na rodada anterior. O Fortaleza, que havia segurado o empate sem gols com o Flamengo no compromisso anterior, segue sem achar uma forma de vencer sem o técnico Rogério Ceni.

O Sport atuou sem o meia Lucas Mugni, que não prorrogou seu contrato que venceu dia 31. O técnico Jair Ventura, então, escalou seu time no esquema 4-3-3. Do lado do Fortaleza, dez baixas pela covid-19, alguns titulares, como o zagueiro Jackson. Mas o técnico Marcelo Chamusca preferiu dar moral para quem entrou para buscar pontos.

continua após publicidade

O Sport iniciou o jogo tomando as iniciativas ofensivas, diante de um Fortaleza mais cauteloso, preocupado em sentir o ritmo de jogo para tentar por em prática a sua estratégia de explorar os contra-ataques. Mas o time pernambucano saiu na frente logo aos nove minutos.

Marquinhos tentou a jogada pela esquerda e fez o passe lateral para Thiago Neves que, da linha da grande área, bateu em curva e colocado. A visão do goleiro Felipe Alves estava encoberta e quando ele saltou, já era tarde para evitar o gol.

O Fortaleza só ameaçou em um lance esporádico, quando Marquinho perdeu a bola na defesa e Gabriel Dias chutou cruzado. Ainda houve um desvio na defesa e a bola saiu tirando tinta da trave direita de Luan Polli, aos 26 minutos.

continua após publicidade

No segundo tempo era esperada uma ação mais efetiva do Fortaleza no ataque. Mas nem isso aconteceu. O Sport tentou segurar a posse de bola, embora errasse muitos passes. Deu sopa para o azar e quase sofreu o empate aos 22 minutos. Ronald fez o passe para o lado esquerdo, onde Éderson avançou e chutou sem ângulo. A bola entrou, mas o VAR anulou o lance, por impedimento.

Sem alternativas, o técnico Marcelo Chamusca queimou as suas trocas pra dar fôlego ao Fortaleza. Até tentou impor uma pressão na saída de bola, mas não conseguiu. Faltou força e competência.

Os dois times já voltam a campo no sábado à noite. O Sport vai receber o Palmeiras, a partir das 19 horas, enquanto o Fortaleza enfrentará, no Castelão, o Grêmio, a partir das 21h.

continua após publicidade

FICHA TÉCNICA

SPORT 1 X 0 FORTALEZA

continua após publicidade

SPORT - Luan Polli; Raul Prata (Rafael Thyere), Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão Silva, Ronaldo Henrique (Betinho) e Thiago Neves (Jonatan Gomez); Patric, Marquinhos (Sander) e Dalberto (Hernane). Técnico: Jair Ventura.

FORTALEZA - Felipe Alves; Gabriel Dias (Igor Torres), Wanderson, Paulão e Carlinhos; Felipe (Derley), Ronald (Bruno Melo) e João Paulo (Éderson); Romarinho, Wellington Paulista e Osvaldo (Yuri César). Técnico: Marcelo Chamusca.

GOL - Thiago Neves, aos 9 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Raphael Klaus (SP).

CARTÕES AMARELOS - Marcão Silva, Iago Maidana e Ronaldo Henrique (Sport). Bruno Melo (Fortaleza).

RENDA E PÚBLICO - Jogo sem torcida.

LOCAL - Ilha do Retiro, no Recife (PE).