MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Santos cede à pressão da torcida e dispensa Carille após título da Série B

Fábio Carille não será o técnico do Santos em 2025. O clube acertou sua a saída em reunião, na tarde desta segunda-feira, após a confirmação do título da Série B, em derrota para o CRB por 2 a 0, na Vila Belmiro. Contratado em dezembro de 2023, com a miss

Leonardo Catto (via Agência Estado)

·
Escrito por Leonardo Catto (via Agência Estado)
Publicado em 18.11.2024, 19:42:00 Editado em 18.11.2024, 19:47:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Fábio Carille não será o técnico do Santos em 2025. O clube acertou sua a saída em reunião, na tarde desta segunda-feira, após a confirmação do título da Série B, em derrota para o CRB por 2 a 0, na Vila Belmiro. Contratado em dezembro de 2023, com a missão de comandar a equipe no ano da segunda divisão, Carille teve o contrato renovado automaticamente até abril, depois de ter conquistado o retorno à elite do futebol brasileiro.

continua após publicidade

Entretanto, o desempenho em campo era motivo de reclamação de torcedores. Depois da derrota no domingo, a festa de entrega da taça para os santistas teve som de vaias vindo da arquibancada. Após a partida o treinador minimizou a insatisfação da torcida.

"Não são só vocês (jornalistas) que veem, eu também vejo (a insatisfação da torcida). Vocês não sabem o que é pressão. Pressão maior que teve na derrota do Corinthians para o Tolima (na pré-Libertadores de 2011) e o clube optar pela continuidade do Tite. Temos que fazer não o que é melhor para mim, para os torcedores ou para a diretoria, mas o que é melhor para o Santos", comentou o treinador, criticado principalmente pelo futebol pragmático e pouca criatividade na campanha alvinegra na Série B.

continua após publicidade

No começo do ano, Carille comandou o Santos, ainda com elenco em formação, até a final do Paulistão. O time chegou a vencer o Palmeiras por 1 a 0 no primeiro jogo, mas perdeu o segundo por 2 a 0 e foi vice-campeão. Durante a temporada, as críticas aumentaram, e o técnico chegou a ser especulado no Corinthians.

Segundo disse o presidente Marcelo Teixeira, em entrevista recente ao Estadão, não houve intenção do clube santista em demitir ou tentar um acordo para a saída de Carille. "O único momento que nós aventamos essa possibilidade foi quando o próprio profissional começou a dar uma impressão de que ele pudesse se transferir. Naquela oportunidade ficamos um tanto receosos de que pudesse haver um rompimento do contrato, mas lidamos bem. Naturalmente continuamos a prestigiar o trabalho na busca do principal objetivo, que é o acesso", falou Teixeira.

A boa relação de Teixeira com Carille se repetia entre o elenco e o treinador. Apesar de uma base de atletas ser maNtida, muitas das peças do grupo atual não devem estar entre os que formarão o plantel de 2025.

continua após publicidade

"Ao terminar (a Série B) nós teremos tempo suficiente para fazer uma avaliação de 2024. Uma avaliação diferente da que nós fizemos em 2023, de reformular totalmente o elenco em 15 dias. Não acreditamos que haja a necessidade de uma reformulação como foi feita lá atrás. Nós temos uma base e atletas que podem compor o elenco, mas naturalmente pretendemos dar uma qualidade e força maior a esse grupo visando o próximo ano. Até porque não é apenas ter qualidade, mas um pouco mais de quantidade porque vamos disputar mais competições", avaliou Teixeira.

Esta é a segunda passagem de Carille pelo Santos. Ele já havia assumido o time em setembro de 2021 e mantido para 2022. Em fevereiro, porém, o técnico foi demitido após uma derrota para o Mirassol no Paulistão. Desde então, ele passou por Athletico-PR e estava no V-Varen Nagasaki, do Japão.

O retorno do técnico ao Santos foi marcado por uma polêmica com o clube japonês, que acusou os santistas de não cumprirem ritos formais para a rescisão de Carille e chegou a ir à Fifa para cobrar a multa rescisória do treinador.

continua após publicidade

Nesta passagem, Carille comandou a equipe por 53 partidas, sendo 30 vitórias, 20 empates e 10 derrotas. O aproveitamento é de 62%. Não se sabe se ele comandará o Santos no último compromisso da temporada, contra o Sport, na Ilha do Retiro, no domingo, 24, às 18h30.

O time pernambucano é quarto colocado, mas pode ser ultrapassado pelo Ceará, que enfrenta o América-MG nesta segunda-feira. A depender do resultado, Sport, Ceará, Goiás, Mirassol e Novorizontino vão brigar por uma vaga na Série A de 2025.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Santos cede à pressão da torcida e dispensa Carille após título da Série B"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!