MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Romênia sofre derrota na CAS após caso de discriminação em jogo caótico contra Kosovo

A federação de futebol da Romênia perdeu seu recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), nesta quinta-feira, contra a punição aplicada pela Uefa por cantos racistas de torcedores. O episódio aconteceu durante um caótico jogo contra Kosovo, em novembro, pe

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 13.02.2025, 11:59:00 Editado em 13.02.2025, 12:06:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A federação de futebol da Romênia perdeu seu recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), nesta quinta-feira, contra a punição aplicada pela Uefa por cantos racistas de torcedores. O episódio aconteceu durante um caótico jogo contra Kosovo, em novembro, pela Liga das Nações.

continua após publicidade

A decisão mantém a punição aplicada inicialmente pela Uefa, que decidiu que a seleção romena terá que jogar com os portões fechados em sua primeira partida nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2026. O jogo da punição será contra a Bósnia-Herzegovina, no dia 21 de março, novamente em Bucareste.

Naquela partida, os torcedores romenos entoaram cânticos contra a vizinha Hungria, considerados pela Uefa como xenófobos, e slogans pró-Sérvia, considerados ofensivos para os jogadores e torcedores de Kosovo. A Romênia não reconhece formalmente a declaração de independência de Kosovo da Sérvia em 2008.

continua após publicidade

Os cânticos de provocação à seleção de Kosovo fizeram os jogadores da equipe a se recusar a continuar a partida - o placar estava 0 a 0 nos acréscimos no final do jogo disputado em Bucareste. Mais tarde, a Uefa decidiu que a Romênia venceu a partida por 3 a 0, numa punição a Kosovo pelo abandono do confronto.

Durante o julgamento do caso, a CAS disse que ouviu as alegações da Romênia e decidiu que o veredicto da Uefa, de fechamento do estádio e multas por várias acusações, totalizando 128 mil euros (cerca de R$ 765 mil), "não foi desproporcional".

A CAS afirmou ainda que a Federação Romena de Futebol não contestou que as regras disciplinares da Uefa foram violadas, apenas que as sanções foram consideradas muito severas.

O caso julgado nesta quinta é o primeiro de dois que a CAS analisa sobre a polêmica partida. A entidade também vai analisar recurso de Kosovo contra a decisão da Uefa de decretar a vitória dos romenos, por abandono dos adversários.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Romênia sofre derrota na CAS após caso de discriminação em jogo caótico contra Kosovo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!