Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Quem é Leo Afonso, único brasileiro que joga no time de Messi, adversário do Palmeiras

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Rival do Palmeiras nesta segunda-feira, em duelo do Grupo A do Mundial de Clubes, o Inter Miami tem um brasileiro em seu elenco. Leonardo Afonso, de 23 anos, está no time americano desde que foi fundado em 2018, antes de as estrelas como Lionel Messi e Luís Suárez chegarem.

Afonso se mudou com a sua família para os Estados Unidos há quase uma década, quando tinha 14 anos, e sempre jogou futebol no país em que poucos gostam do esporte e assistem às partidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Paulista da capital, ele jogou em um clube na Flórida, disputou campeonatos juvenis e participou de torneios universitários representando a Virginia Cavaliers, da Universidade de Virgínia, na qual estudou relações internacionais.

Seu bom desempenho o levou a ser escolhido no "draft" da Major League Soccer, a liga americana de futebol, em 2023, pelo Inter Miami, que o levou para atuar na equipe B. "Depois de três meses, subi para o primeiro time", conta, em entrevista ao Estadão.

Em pouco tempo, sua vida mudou. Da base, subiu ao profissional e passou a treinar e a jogar ao lado de um dos maiores jogadores da história. "Ele fica mais na dele ali, fica com o Suárez, mas se você tem alguma pergunta, se você quer alguma dica, a porta está sempre aberta", diz o brasileiro sobre Messi. Desde julho de 2023, o astro argentino resolveu desacelerar e deixar o futebol europeu para defender o Inter Miami.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoalmente, o brasileiro afirma não ter sido tão impactado no Inter Miami com a presença de Messi porque, desde sua fundação, o clube acostumou-se a ter estrelas, haja vista que foi comprado e fundado por David Beckham - os espanhóis Jordi Alba e Sergio Busquets são outros nomes conhecidos do elenco. "Mas óbvio que em dia de jogo o estádio está sempre lotado por causa dele (Messi)", ressalta.

Leo Afonso é reserva e não saiu do banco nos dois jogos do time de Miami no Mundial, mas diz ter paciência para conquistar seu espaço em uma equipe estrelada. O Inter Miami é um dos três clubes americanos no Mundial - os outros são Seattle Sounders e Los Angeles FC - e é provável que seja o único deles a avançar às oitavas de final.

A surpreendente vitória sobre o Porto, definida com golaço de falta de Messi, deixou o Inter Miami em posição confortável para se classificar. Um empate garante com o Palmeiras garante tanto o time americano quanto o brasileiro na próxima fase.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Todo mundo aqui no clube sabe que vai ser o jogo mais difícil que a gente tem na primeira fase", comentou o atleta sobre o Palmeiras, time de sua mãe. "Estamos num grupo em que tudo pode acontecer".

Fã de Neymar, Kaká e Roberto Firmino, o atacante prefere esconder o time pelo qual torce, mas admite ter vontade de regressar para defender uma equipe brasileira. "Nasci assistindo futebol brasileiro, assistindo à seleção, aos times do Brasil. Para mim, é um sonho meu e da minha família de que um dia eu consiga chegar lá."

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline