Esportes

Prefeitura de São Caetano apaga homenagem ao ginasta Arthur Zanetti

Da Redação ·

Arthur Zanetti com os braços erguidos. A bandeira do Brasil como símbolo da conquista da medalha de ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. É impossível não notar o painel de 12 metros de altura na parede lateral da Secretária de Educação de São Caetano, cruzamento da Avenida Goiás, principal via da cidade, com a Rua Osvaldo Cruz. Ou melhor, era impossível.

continua após publicidade

A obra do artista plástico Aleksandro Reis, confeccionada em 2016, foi apagada. A reportagem da AE esteve no local na terça-feira, quando o serviço estava sendo finalizado e não era mais possível ver o desenho que eternizava o ginasta. Restou, esquecida, apenas uma placa com uma descrição do que não está mais ali.

A Subsecretaria Municipal de Comunicação de São Caetano informou ao ser questionada pela AE que era uma obra pontual, parte da comemoração pela passagem da Tocha Olímpica, em julho de 2016, antes da Olimpíada do Rio. Além disso, não era possível restaurá-la.

continua após publicidade

"A intervenção artística foi criada por Aleksandro Reis como contribuição para o evento histórico da passagem da Tocha Olímpica pela cidade, que ocorreu no dia 23 de julho de 2016. Não foi feita para durar para sempre, pela exposição ao clima e ao tempo. A imagem já estava deteriorada", respondeu, em nota. "O próprio artista considerou ser inviável uma restauração", acrescentou.

A resposta enviada à AE ainda informou que "o projeto é ter outras imagens, outras intervenções artísticas, ali periodicamente, que representem outros aspectos da história e da cultura de São Caetano."