MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Nova regra da Uefa não deixará clubes gastarem mais de 70% da receita com elenco

Uma nova regulamentação de sustentabilidade financeira aprovada pela Uefa nesta quinta-feira definiu que os clubes poderão destinar apenas 70% de suas receitas para despesas de salários, transferências e taxas de agentes. Apesar do anúncio já oficializado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.04.2022, 13:34:00 Editado em 07.04.2022, 13:40:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma nova regulamentação de sustentabilidade financeira aprovada pela Uefa nesta quinta-feira definiu que os clubes poderão destinar apenas 70% de suas receitas para despesas de salários, transferências e taxas de agentes. Apesar do anúncio já oficializado, as diretorias terão tempo para se adaptar, pois a entidade adotou uma estratégia de redução gradual da porcentagem.

continua após publicidade

O limite inicial será de 90%, a partir de junho deste ano, e cairá aos poucos para 70%, ao longo das três próximas temporadas. Segunda a Uefa, a medida, chamada "regra de custo do elenco", é a principal inovação do novo regulamento e permitirá maior controle em relação aos gastos dos clubes na contratação de atletas. "As avaliações serão realizadas em tempo hábil e as infrações resultarão em penalidades financeiras predefinidas e punições esportivas", informou a entidade.

Além do controle de custos, foi estabelecida uma regra sobre pagamentos atrasados para proteger credores. Sem dar maiores detalhes, a Uefa disse que haverá controles trimestrais e menor tolerância com atrasos. Outra mudança será o aumento do prejuízo aceitável de 30 milhões de euros para 60 milhões de euros, em processo gradual de três anos, como no caso da regra de custo.

continua após publicidade

As novidades marcam a primeira grande reformulação nos regulamentos financeiros da Uefa desde a constituição do Fair Play Financeiro, introduzido em 2010. De acordo Aleksander Ceferin, presidente da entidade máxima do futebol europeu, as alterações foram necessárias em razão das transformações pelas quais o esporte passou nos últimos anos, somadas às consequências da pandemia de covid-19.

"Os primeiros regulamentos financeiros serviram ao seu propósito principal. Ajudaram a recuperar as finanças do futebol europeu e revolucionaram a forma como os clubes são geridos. No entanto, a evolução da indústria do futebol, juntamente com os inevitáveis efeitos financeiros da pandemia, mostrou a necessidade de uma reforma geral e novos regulamentos de sustentabilidade financeira", comentou o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Nova regra da Uefa não deixará clubes gastarem mais de 70% da receita com elenco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!