MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

MP diz que investigação no Cruzeiro avançou e vai apresentar 'conclusão parcial'

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) divulgou nesta quinta-feira um comunicado em que assegura ter avançado em alguns pontos da investigação sobre supostos crimes cometidos pela gestão anterior do Cruzeiro, que tinha Wagner Pires de Sá como presid

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2020, 21:23:00 Editado em 14.05.2020, 21:25:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) divulgou nesta quinta-feira um comunicado em que assegura ter avançado em alguns pontos da investigação sobre supostos crimes cometidos pela gestão anterior do Cruzeiro, que tinha Wagner Pires de Sá como presidente e Itair Machado como seu vice de futebol.

continua após publicidade

As investigações do MP-MG se iniciaram em maio de 2019 e são feitas com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais. De acordo com a procuradoria, a busca agora é por comprovações que permitam a apresentação das primeiras conclusões.

"As apurações estão em andamento por meio de Procedimento Investigatório Criminal instaurado no MP-MG e de Inquérito Policial, conduzidos em sigilo. As investigações estão evoluindo e avançadas em alguns pontos. O foco tanto do MP-MG como da Polícia Civil de Minas Gerais é a busca de provas de fatos que possam caracterizar a prática de crimes", diz, em texto publicado no seu perfil no Twitter.

continua após publicidade

De acordo com o MP-MG, nem todas irregularidades cometidas, porém, poderão ser levadas à esfera judicial. "Muitos fatos trazidos na representação, em notícias publicadas e em outras fontes, embora possam caracterizar irregularidades estatutárias e, até mesmo, ilícitos civis, fogem ao escopo dessas apurações", diz.

O MP-MG afirma que o surto do coronavírus dificultou a continuidade das investigações, mas assegura que não chegou a paralisá-las, especialmente porque elas estavam avançadas. "Apesar de limitações impostas pelo momento de pandemia do coronavirus, muitas análises estão sendo feitas a partir de material já existente, como documentos e informações obtidas em computadores apreendidos", afirma a procuradoria.

Até por isso, diz que conclusões parciais poderão ser apresentadas em breve, ainda que sem estipular uma data. "Não há como prever um término, mas trabalha-se com a ideia de uma conclusão parcial das investigações em relação a fatos em que a prova já seja satisfatória, prosseguindo-se em relação a outros fatos, em fases", conclui.

continua após publicidade

A investigação sobre a gestão anterior do Cruzeiro envolve crimes como falsificação de documentos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Itair deixou o Cruzeiro em outubro, enquanto Wagner renunciou à presidência em dezembro, pouco depois do rebaixamento do clube à Série B do Campeonato Brasileiro.

Desde então, o Cruzeiro vinha sendo comandando pelo Núcleo Dirigente Transitório, um grupo de empresários. O time terá eleições presidenciais em 21 de maio, com mandato até o fim do ano, sendo que Sérgio Santos Rodrigues e Ronaldo Granata serão os candidatos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "MP diz que investigação no Cruzeiro avançou e vai apresentar 'conclusão parcial'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!