MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Morre Joana Neves 'Peixinha', nadadora multimedalhista paralímpica e campeã mundial

Morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 37 anos, a nadadora Joana Neves, multimedalhista paralímpica e campeã mundial, também conhecida pelos apelidos "Peixinha" e "Joaninha". De acordo com nota divulgada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico do

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 18.03.2024, 12:42:00 Editado em 18.03.2024, 12:46:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 37 anos, a nadadora Joana Neves, multimedalhista paralímpica e campeã mundial, também conhecida pelos apelidos "Peixinha" e "Joaninha". De acordo com nota divulgada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (SADEF-RN), clube pelo qual competia, a paratleta potiguar estava no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na noite de domingo, quando passou mal. Por isso, foi levada ao hospital, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

continua após publicidade

Joana estava na capital paulista para realizar uma série de exames, já que vinha apresentando episódios de convulsão e buscava um diagnóstico. Natural de Natal, a Peixinha nasceu com acondrosplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos. Ela foi orientada a praticar natação por recomendação médica quando tinha 16 anos. Logo, começou a competir e se tornou um dos grandes nomes da natação e do paradesporto nacional.

"Estamos consternados com a partida da Joana Neves, nossa Joaninha", lamentou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos, em comunicado oficial da entidade.

continua após publicidade

"Tanto carisma fora das piscinas, tanta garra quando caía na água para representar nosso País, seu Estado, o Rio Grande do Norte, seus amigos e sua família. Quanta gente se orgulhava com as conquistas da Joaninha. E quanta alegria ela nos deu. Ela era uma tremenda atleta. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a coração dos familiares e amigos".

A nadadora participou de três paralimpíadas e conquistou cinco medalhas. Foi bronze nos 50 metros borboleta dos Jogos de Londres, em 2012, e subiu três vezes ao pódio dos Jogos do Rio-2016, com medalhas de prata nos 50 metros livre e 100 metros livre, além do bronze no revezamento 4x50 livre, mesma prova em que ganhou mais um bronze nos Jogos de Tóquio-2020, disputados em 2021 por causa da pandemia.

Em Mundiais de Natação Paralímpica, Joana também estava acostumada a conquistar medalhas, não à toa soma 15 pódios entre 2013 e 2022. Três das medalha são de ouro: 50 metros livre e 4x50 misto em Glasgow-2015 e 4x50 livre na Ilha da Madeira, em 2022, sua última participação em um Mundial, edição na qual levou outras três medalhas para casa e quebrou dois recordes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Morre Joana Neves 'Peixinha', nadadora multimedalhista paralímpica e campeã mundial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!