MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Marta busca redenção com a seleção brasileira em ato final nos Jogos de Tóquio

Marta Vieira da Silva surgiu para mudar a realidade não só da modalidade no Brasil, mas também em todo o mundo. Nascida no interior de Alagoas, essa nordestina de 35 anos deu à camisa 10 da seleção feminina a mesma visibilidade que craques consagrados do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.07.2021, 08:15:00 Editado em 16.07.2021, 12:23:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Marta Vieira da Silva surgiu para mudar a realidade não só da modalidade no Brasil, mas também em todo o mundo. Nascida no interior de Alagoas, essa nordestina de 35 anos deu à camisa 10 da seleção feminina a mesma visibilidade que craques consagrados do futebol masculino. Agora, já na fase final de uma carreira de sucesso, ela tem a última chance de coroar seu currículo mais do que premiado com a medalha de ouro olímpica, que o País não tem. Sabe que não pode falhar.

continua após publicidade

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta já sentiu o gosto de subir ao pódio. No entanto, nesta edição dos Jogos Olímpicos, ela busca o degrau mais alto atrás da conquista inédita. Medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008, ela conta com a experiência de anos de carreira para um desfecho feliz nessa disputa. Em sua quinta edição dos Jogos, a meia-esquerda continua como grande esperança da técnica sueca Pia Sundhage para comandar essa nova geração da seleção feminina do Brasil. E essa motivação de estreante ela demonstrou ao saber da convocação oficial feita em junho.

"Vocês sabem que a gente tem um orgulho enorme de vestir a nossa camisa amarelinha e representar o Brasil. Então, mais uma oportunidade de jogar uma Olimpíada", postou a atleta em suas redes sociais.

continua após publicidade

Com uma média de idade avançada, que ficou mais velha em um ano pelo adiamento da realização da Olimpíada provocada pela pandemia do novo coronavírus, a craque brasileira vai ter a companhia de uma velha companheira de outras jornadas: a polivalente Formiga, de 43 anos. A ausência fica por conta da atacante Cristiane, que acabou ficando fora.

Campeãs mundiais em 2019, as americanas entram como favoritas à medalha de ouro em Tóquio. "Sabemos das dificuldades, mas poder representar o Brasil numa Olimpíada é sempre uma responsabilidade muito grande. E uma medalha de ouro vai ser muito importante para a evolução do esporte por aqui", comentou Marta ainda durante a fase de preparação. O Brasil não é mais um time favorito. Agora, corre por fora.

Outra aliada fundamental vai ser a treinadora. Com a experiência de ter estado nas últimas três finais olímpicas, Pia Sundhage chega para dar equilíbrio e experiência ao elenco feminino brasileiro.

continua após publicidade

Classificada no Grupo F, a missão brasileira começa no dia 21 de julho, contra a China. O segundo jogo é diante da Holanda, dia 24. A última partida dessa fase será a Zâmbia, dia 27.

Preparação. Após 20 dias intensos de preparação, a seleção brasileira feminina de futebol encerrou na noite desta quarta-feira o período de treinamentos na cidade de Portland, nos Estados Unidos. Ontem, o grupo deixou o estado americano do Oregon com destino a Tóquio.

Nestas semanas de concentração, a comissão técnica aproveitou para dar ênfase à parte tática e física da equipe. Com a escolha por Portland para acelerar o processo de adaptação, com clima quente e úmido semelhantes ao calor do verão japonês, o grupo chega em alto nível para a disputa olímpica.

continua após publicidade

Ao longo das duas semanas de trabalho, Pia Sundhage comandou 18 sessões de treinos no Nike World Headquarters e testou o time em dois jogos-treino diante de equipes locais de Portland. Mais fracas. Na visão da comandante, o grupo chega em alto nível para a estreia na próxima quarta-feira diante da sempre difícil seleção chinesa.

A treinadora também aproveitou para exaltar a ansiedade pela estreia. "Agora me sinto preparada. Tem sido uma jornada fantástica, dois anos, alguns jogos. Pude observar muitas jogadoras e agora estamos tão perto de jogar nossa primeira partida contra a China. Estou bem ansiosa", destacou Pia Sundhage.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Marta busca redenção com a seleção brasileira em ato final nos Jogos de Tóquio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!