MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Mais copeiro, Palmeiras pode repetir Santos e São Paulo na Copa Libertadores

A chegada a mais uma final de Copa Libertadores depois de eliminar o Atlético-MG no Mineirão nesta terça-feira fez o Palmeiras atingir um feito relevante no futebol nacional. A equipe de Abel Ferreira, cada vez mais "copeira" na competição, alcançou a dec

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.09.2021, 15:20:00 Editado em 29.09.2021, 15:28:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A chegada a mais uma final de Copa Libertadores depois de eliminar o Atlético-MG no Mineirão nesta terça-feira fez o Palmeiras atingir um feito relevante no futebol nacional. A equipe de Abel Ferreira, cada vez mais "copeira" na competição, alcançou a decisão do torneio mais importante da América do Sul em duas edições seguidas pela segunda vez na história, repetindo o que fizera em 1999 e 2000. Agora, tentará em Montevidéu ser campeã de forma consecutiva, o que somente Santos e São Paulo conseguiram entre as equipes brasileiras.

continua após publicidade

Apenas São Paulo e Palmeiras, entre os clubes do País, avançaram em mais de uma ocasião a duas finais consecutivas da Libertadores. Tricampeão continental, o time tricolor jogou as decisões de 1992, 1993 e 1994 e também as de 2005 e 2006. É a única equipe brasileira que conseguiu disputar três finais consecutivas do torneio sul-americano, sagrando-se campeã em 1992, 1993 e 2005 e vice em 1994 e 2006. Não é pouco.

Santos (1962 e 1963), Grêmio (1983 e 1984) e Cruzeiro (1976 e 1977) são os outros times do Brasil que jogaram duas decisões em sequência da Libertadores. Os paulistas e os gaúchos são tricampeões e os mineiros somam duas taças. O Santos, assim como o São Paulo, venceu duas vezes seguidas o campeonato.

continua após publicidade

O Palmeiras levantou o troféu mais desejado do continente pela primeira vez em 1999 e voltou a erguer a taça na temporada de 2020 que só terminou em janeiro de 2021, com a consagração do herói improvável Breno Lopes, autor do gol palmeirense na final contra o Santos no Maracanã. "O Palmeiras sempre soube jogar a Libertadores, mas acho que tem se tornado cada vez mais copeiro. Vinha sempre chegando nas semifinais, batendo na trave, e agora aprendeu o caminho para chegar mais vezes à final", diz o ex-goleiro Sérgio ao Estadão. Ele fez parte do elenco campeão em 1999 e foi vice também em 2000.

O Palmeiras de hoje e o de duas décadas atrás reúnem mais diferenças do que semelhanças, mas o ex-jogador aponta um aspecto em comum importante: a capacidade de se unir para passar por adversários considerados favoritos. "Vejo semelhança na garra, na união dos atletas. Aquele time era muito unido, o Felipão sempre priorizou a união do grupo, e vejo isso nesse time também. Na nossa época, conseguimos derrubar favoritos, principalmente o Corinthians, em 2000. E esse Palmeiras fez isso agora contra o Atlético", observa Sérgio. O ex-goleiro fez 333 jogos pelo clube e participa de eventos ligados ao Palmeiras até hoje.

O controle mental dos jogadores durante o duelo com o Atlético-MG, algo que o técnico Abel Ferreira trabalha exaustivamente, também foi essencial para o time sair de campo classificado. O treinador foi visto pedindo calma e concentração aos atletas depois que o Atlético-MG abriu o placar com Vargas no início do segundo tempo. Os atletas seguiram o plano e a estratégia deu certo.

continua após publicidade

"São duas coisas que fazem a diferença: você olhar para os jogadores e ver que eles estão bem e olhar para o técnico e ele te passar calma nesse momento adverso. Além disso, o Abel mexeu muito bem e o time reagiu", opina Sérgio.

Atual titular da meta palmeirense, Weverton afirmou que as recordações da campanha vitoriosa de 2020 foram outro componente que fez parte da estratégia e ajudou a equipe a garantir presença em mais uma final de Libertadores. A taça, inclusive, foi levada ao vestiário no Mineirão como objeto de motivação.

"Ter a taça naquele momento significou lembrar a oportunidade que tínhamos de voltar a uma decisão de Libertadores e o quanto isso é importante. Trouxe à memória a chance que temos de disputar outra final e marcar mais uma vez nosso nome na história do clube. Foi uma inspiração e motivação a mais", resumiu Weverton, segundo goleiro que mais defendeu o Palmeiras em Libertadores e o que mais venceu pelo clube na competição.

continua após publicidade

ABEL PODE SER BICAMPEÃO - Criticado por muitos pela excesso de cautela da equipe no jogo de ida da semifinal no Allianz Parque, o técnico Abel Ferreira deu a resposta aos críticos com uma estratégia bem desenhada e que foi determinante para a classificação palmeirense. POderia ter sido diferente, mas não foi. Com isso, ele está a um passo de fazer história. O português já integra um seleto grupo de técnicos históricos do torneio sul-americano e tenta ser bicampeão, o que nenhum treinador consegue na Libertadores desde que o argentino Carlos Bianchi levantou as taças de 2000 e 2001 com o seu épico Boca Juniors.

"O destino desta equipe, e deste treinador, é fazer história. Já fizemos, nunca ninguém tinha feito 3 a 0 lá no River Plate, ganhamos o título 21 anos depois", disse o predestinado Abel na entrevista pós-jogo. Ele não abriu mão de seu plano para conduzir a equipe à decisão.

Abel tornou-se o quarto técnico de uma equipe brasileira a chegar a duas finais seguidas de Libertadores. Os outros são Lula (Santos), Telê Santana (São Paulo) e Luiz Felipe Scolari (Palmeiras). Dos três, Lula e Telê foram bicampeões. Felipão ganhou em 1999 e ficou com o vice no ano seguinte.

O último técnico a emplacar duas decisões em sequência, como Abel Ferreira, foi Marcelo Gallardo, com o River. O argentino conquistou o torneio em 2018, mas perdeu a oportunidade de faturar a competição duas vezes seguidas ao ver sua equipe ser derrotada pelo Flamengo na decisão de 2019.

Abel também é o primeiro europeu a ser finalista do maior torneio de futebol de clubes da América do Sul em duas edições seguidas. Atrás do tricampeonato, o Palmeiras jogará contra Flamengo ou Barcelona de Guayaquil a final em Montevidéu, no Uruguai, marcada para 27 de novembro, em partida única.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Mais copeiro, Palmeiras pode repetir Santos e São Paulo na Copa Libertadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!