MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Leclerc supera Red Bull e é o mais rápido do dia no GP do Azerbaijão de F-1

O monegasco Charles Leclerc desbancou os carros da Red Bull nesta sexta-feira e cravou o melhor tempo do dia no GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No segundo treino livre, o piloto da Ferrari baixou em mais de dois segundos a melhor marca da primeira sessão e

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 10.06.2022, 12:28:00 Editado em 10.06.2022, 12:31:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O monegasco Charles Leclerc desbancou os carros da Red Bull nesta sexta-feira e cravou o melhor tempo do dia no GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No segundo treino livre, o piloto da Ferrari baixou em mais de dois segundos a melhor marca da primeira sessão e não deu chances para os rivais no veloz circuito de rua da capital Baku.

continua após publicidade

Leclerc anotou o tempo de 1min43s224, contra 1min45s476 do mexicano Sergio Pérez. O piloto da Red Bull, que venceu o GP do Azerbaijão no ano passado e vem de vitória em Mônaco, havia liderado a primeira sessão do dia. No segundo treino, ele marcou 1min43s472 e só ficou atrás do rival da Ferrari.

Atual campeão mundial, Max Verstappen foi novamente o terceiro mais rápido da sessão, com 1min43s580 - ele também baixou em quase dois segundos o tempo do início do dia: 1min45s810. Atrás do holandês veio o espanhol Fernando Alonso, destacando-se mais uma vez, como havia feito no início do dia, quando cravou a maior velocidade da sessão, com 314 km/h. Desta vez, Alonso anotou o quarto tempo, com 1min44s142.

continua após publicidade

Com dificuldades de acompanhar o companheiro de equipe Leclerc, o espanhol Carlos Sainz Jr. obteve o quinto tempo do segundo treino livre e do dia, com 1min44s274. A segunda metade do Top 10 teve o francês Pierre Gasly (1min44s315), da AlphaTauri; o inglês George Russell (1min44s548), da Mercedes; o japonês Yuko Tsunoda (1min44s567, da AlphaTauri; o francês Esteban Ocon (1min44s609), da Alpine; e o inglês Lando Norris (1min44s771), da McLaren.

Como aconteceu no primeiro treino, o segundo foi marcado pelas dificuldades do piloto diante do "porpoising", o efeito de quique do carro sobre a pista, como se fizesse movimento de "golfinhada" no asfalto. Isso é resultado das fortes mudanças estruturais pelas quais passaram os carros desta temporada. Com o maior ganho de pressão aerodinâmica, os modelos começara a sofrer com o "porpoising", o que causa preocupação em pilotos e equipes desde os testes da pré-temporada.

No Azerbaijão, contudo, o efeito tem sido mais intenso por causa das características do traçado, de maior velocidade. A segunda maior pista em extensão do campeonato, com 6,3 km, tem também a reta mais longa (ainda que conte com trechos mais sinuosos) da temporada, de 2 km, entre as curvas 16 e 1.

continua após publicidade

Toda essa velocidade intensifica o "porpoising" e ameaça até o uso das asas móveis, na traseira do carro. Quem mais sofreu com este efeito nas asas foi Verstappen. Em uma de suas voltas no início do dia, a asa parecia prestes a se desprender da sua Red Bull. Assim como outros pilotos, o holandês reclamou das dificuldades de pilotar na pista.

Uma das equipes que mais sofre com o esse efeito desde o começo do campeonato é a Mercedes. Nesta sexta, Lewis Hamilton chegou a acompanhar os rivais ao obter o sexto tempo no primeiro treino livre. Mas esteve longe deles na segunda sessão, ao registrar apenas o 12º melhor tempo, com 1min44s874.

Os pilotos voltam ao traçado de rua de Baku às 8 horas (de Brasília) de sábado para o terceiro treino livre. A classificação, que define o grid de largada, será às 11h. E, no domingo, a corrida está agendada para as 8h.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Leclerc supera Red Bull e é o mais rápido do dia no GP do Azerbaijão de F-1"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!