MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Kimmich critica enquete que questiona presença de 'estrangeiros' na seleção alemã: 'Racismo'

Enquanto a Alemanha se prepara para sediar a Eurocopa 2024 e a seleção nacional faz uma série de amistosos, uma enquete realizada pela emissora alemã WDR está gerando polêmica dentro e fora do vestiário da equipe. Exibida durante o documentário televisivo

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2024, 21:22:00 Editado em 03.06.2024, 21:26:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Enquanto a Alemanha se prepara para sediar a Eurocopa 2024 e a seleção nacional faz uma série de amistosos, uma enquete realizada pela emissora alemã WDR está gerando polêmica dentro e fora do vestiário da equipe. Exibida durante o documentário televisivo "Unidade, justiça e diversidade", a pesquisa - que foi realizada em Abril pelo instituto de pesquisas Infratest/Dimap - questionava se o público alemão gostaria de ver mais jogadores brancos atuando pelo time.

continua após publicidade

Dos 1,304 entrevistados, 21% disseram que gostariam de ver mais atletas de origem caucasiana na equipe. Somente 66% dos entrevistados afirmaram que a presença de jogadores com origens migrantes era algo positivo para a seleção. A liderança de Ilkay Gündogan, atual capitão da Alemanha, também foi questionada. Para 17% dos entrevistados, as origens turcas do jogador eram motivo de "lamentação".

A pesquisa não foi bem recebida pelos jogadores e pela comissão técnica da seleção alemã. O jogador do Bayern de Munique e um dos principais pilares da equipe, Joshua Kimmich, foi a público criticar as perguntas realizadas. "Isso é completamente racista. Não há espaço para isso", afirmou o atleta.

continua após publicidade

"Se considerarmos que estaremos jogando uma Eurocopa em casa, é absurdo perguntar uma questão dessa. Esse é o momento de unirmos todo o país, é a hora de alcançarmos grandes coisas juntos. Nós, como equipe, estamos tentando conquistar o apoio de todos na Alemanha".

"Eu sentiria muito a falta de vários jogadores se eles não estivessem aqui. Isso é absolutamente racista e é algo que não tem lugar no nosso vestiário", ponderou o atleta do Bayern. A seleção alemã conta com jogadores de origens diversas. Entre seus principais jogadores, destacam-se o zagueiro Antonio Rüdiger, o meia Ilkay Gündogan e o atacante Jamal Musiala.

Quem também criticou a pesquisa foi o técnico Julian Nagelsmann. "Espero não ter que ler nunca mais sobre pesquisas como essa", afirmou o treinador durante entrevista na véspera da partida contra a Ucrânia. "Fiquei chocado que perguntas assim sejam feitas e que haja pessoas que as respondam".

Karl Valks, diretor de Esportes da WDR, se defendeu das críticas recebidas após a exibição do documentário e apontou que a pesquisa aponta para uma situação que existe na sociedade alemã. "Nós mesmos ficamos consternados que os resultados sejam como são; mas eles também são uma expressão da situação na sociedade alemã de hoje", justificou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Kimmich critica enquete que questiona presença de 'estrangeiros' na seleção alemã: 'Racismo'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!