MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Kamila Valieva cai na final e fica sem medalha na patinação artística em Pequim

A russa Kamila Valieva, de apenas 15 anos, autorizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a disputar a prova individual da patinação artística dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 depois de um problema com doping que suspendeu a entrega do o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2022, 13:00:00 Editado em 17.02.2022, 13:07:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A russa Kamila Valieva, de apenas 15 anos, autorizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a disputar a prova individual da patinação artística dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 depois de um problema com doping que suspendeu a entrega do ouro no concurso por equipes, não conseguiu segurar o primeiro lugar conseguido após o programa curto e, nesta quinta-feira, terminou o programa livre com uma pontuação total de 224,09, fora do pódio, em quarto lugar.

continua após publicidade

Aos 17 anos, a também russa Anna Shcherbakova juntou o título olímpico ao mundial, somando 255,95 pontos, à frente da compariota Alexandra Trusova (251,73) e da japonesa Kaori Sakamoto (233,13), medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Valieva, que no programa desta quinta-feira protagonizou vários deslizes inesperados - caiu duas vezes -, tem estado no centro de uma polêmica devido a um resultado positivo por doping que levou à sua suspensão, entretanto anulada, dos Jogos de Pequim-2022.

continua após publicidade

A jovem russa, atual campeã europeia, testou positivo para a substância proibida trimetazidina no último dia 25 de dezembro, durante os campeonatos da Rússia, e foi suspensa já no decorrer dos Jogos de Inverno, mas a decisão foi mais tarde anulada.

Em 11 de fevereiro, a Agência Russa Antidopagem (Rusada, na sigla em russo) decidiu abrir um inquérito interno a todos os treinadores e médicos em torno de Valieva, que é menor de idade e, portanto, passível de ter visto os seus interesses mal defendidos por pessoas com essas funções.

Depois de o COI ter suspendido a entrega de medalhas da prova por equipes, que a Rússia venceu e na qual Valieva participou, a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) autorizou a jovem atleta a seguir competindo nos Jogos de Pequim-2022 e a poder participar na prova individual.

Valieva, que, tal como os seus compatriotas, compete na China sob a égide do Comité Olímpico Russo devido ao escândalo de doping que abalou o país, foi manchete em todo o mundo quando, na prova por equipes, realizou na capital chinesa pela primeira vez na história um salto quádruplo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Kamila Valieva cai na final e fica sem medalha na patinação artística em Pequim"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!