MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Incomodados, CBF e clubes abrem guerra contra o Flamengo nos bastidores

O clima nos bastidores do Campeonato Brasileiro é pesado e a tensão foi ampliada após os acontecimentos do fim de semana. O atual cenário opõe o Flamengo, de um lado, e os outros 19 clubes e a CBF, do outro. Incomodados com condutas e decisões recentes do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2020, 16:27:00 Editado em 28.09.2020, 16:32:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O clima nos bastidores do Campeonato Brasileiro é pesado e a tensão foi ampliada após os acontecimentos do fim de semana. O atual cenário opõe o Flamengo, de um lado, e os outros 19 clubes e a CBF, do outro. Incomodados com condutas e decisões recentes do rubro-negro fora do campo, parte considerável dos times trata as disputas com o clube carioca como "guerra" e cogita até retaliações na esfera jurídica. A semana promete ter desfecho sobre o assunto e até uma possível revisão dos protocolos.

continua após publicidade

A entidade e os clubes estão contrariados com a postura do Flamengo de ter tentado a todo custo, em razão do surto de covid-19 no elenco, suspender o jogo contra o Palmeiras, que só acabou acontecendo graças a uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), proferida instantes antes de a bola rolar. Eles também não aprovaram a pressão do time rubro-negro para a volta do público aos estádios já no início de outubro.

A partida precedeu uma verdadeira batalha jurídica e de bastidores. Primeiro, na última quinta-feira, a CBF negou o pedido de adiamento do jogo feito pelo Flamengo, que, então foi à Justiça desportiva, mas também não teve sucesso. No dia seguinte, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) recusou a solicitação para suspender o duelo.

continua após publicidade

No sábado, o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) acatou uma liminar do Sindeclubes, entidade que representa funcionários de clubes do Estado carioca, e determinou a suspensão do confronto. Porém, no domingo, dez minutos antes do horário marcado para o duelo, o TST deferiu o pedido da CBF e permitiu a realização da partida. A bola rolou e as equipes empataram em 1 a 1 no Allianz Parque.

A posição do Flamengo de defender apenas os seus interesses perturbou vários dirigentes, entre eles o presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara, que falou em "soberba" e prometeu que irá pedir o banimento do rubro-negro no Brasileirão. Boa parte dos cartolas entende que a equipe rubro-negra tem tido posições individualistas desde a eclosão da pandemia.

"A lei vale para todos. O Flamengo se utilizou da Justiça comum para descumprir o protocolo da CBF e desrespeitar todos os outros 19 clubes da Série A, em mais um exemplo de soberba. Isso é passível de banimento. Tem de ser rebaixado automaticamente. O Atlético-MG vai entrar com um pedido à Procuradoria do STJD para a exclusão do Flamengo do Brasileiro. Deve ser realmente banido do campeonato", declarou, em entrevista ao Terra.

continua após publicidade

Maurício Galiotte, claro, também não gostou da pressão do rival carioca para tentar adiar o jogo. No sábado, quando o duelo ainda estava suspenso, o mandatário palmeirense sugeriu paralisar o Brasileirão porque o protoloco sanitário estipulado pela CBF para o campeonato não estava sendo cumprido. O dirigente palmeirense ganhou o apoio do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez.

"O maior problema do futebol é quando um clube só pensa nele e em mais nada. Suspender um jogo é suspender o protocolo que todos toparam. Melhor paralisar o campeonato inteiro então", opinou Andrés, nas redes sociais. Outros clubes, como Goiás, Internacional, Grêmio e Atlético-GO, também se manifestaram a favor do cumprimento do protocolo de saúde e contra a medida de acionar a Justiça Comum para tomar decisões que normalmente cabem à esfera jurídica esportiva.

PRESSÃO POR VOLTA DO PÚBLICO - A irritação de dirigentes e clubes foi ampliada com a pressão do Flamengo pelo retorno do público nos estádios. A ideia da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), em parceria com o rubro-negro, era a de reabrir o Maracanã aos torcedores já em outubro. No entanto, a CBF e os outros 19 clubes da Série A do Brasileiro mantiveram o veto à volta da torcida.

continua após publicidade

A entidade e as agremiações participaram de uma reunião virtual no último sábado, sem a presença de representantes do Flamengo e da Ferj, e decidiram pela manutenção dos protocolos de prevenção à pandemia de covid-19, estabelecido pela CBF desde antes do início da competição. Os presidentes das entidades estaduais que regem o futebol também participaram.

A videoconferência de quinta-feira teve de ser encerrada sem resolução sobre o assunto após bate-boca entre os presidentes da CBF, Rogério Caboclo, e o da Ferj, Rubens Lopes. Na ocasião, houve uma áspera discussão e o mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro teria dito que o Brasileirão não seria refém de um time como foi o Campeonato Carioca.

CBF e a grande maioria dos times querem uma volta gradual do público aos estádios. Mas apenas quando verem segurança para seus torcedores. Ficou decidido que a cada 15 dias haverá uma videoconferência para reavaliação do cenário futebolístico em âmbito nacional.

O debate pela presença de torcida nas arenas no Brasil será guiado e terá de passar por todas as medidas preventivas previstas em estudo encaminhado pela CBF ao Ministério da Saúde.

Ainda contra o Flamengo pesa o fato de o clube ter "construído" sozinho o lobby para a publicação da Medida Provisória 984 junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro. A MP, editada em junho, dá aos times mandantes a prerrogativa de negociar os direitos de transmissão de seus jogos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Incomodados, CBF e clubes abrem guerra contra o Flamengo nos bastidores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!