Esportes

Guilherme Toldo perde em estreia na esgrima e é eliminado em Tóquio

Da Redação ·

O esgrimista Guilherme Toldo se despediu logo em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na madrugada desta segunda-feira, pelo horário de Brasília, o brasileiro de 28 anos perdeu para o japonês Toshiya Saito por 15 a 10, em um duelo tumultuado na modalidade florete.

continua após publicidade

Logo no início, Toldo quebrou seu florete e precisou trocar a arma. No decorrer do confronto, o gaúcho voltou a enfrentar problemas técnicos. Chegou a reclamar com os juízes antes de paralisar a disputa para trocar novamente o florete. O brasileiro começou atrás no placar, mas reverteu a vantagem e virou. No entanto, Saito se recuperou rapidamente, buscou nova reviravolta no confronto e acabou vencendo.

Em sua terceira Olimpíada, Toldo obteve em Tóquio o seu pior resultado nos Jogos. Em Londres-2012, caiu no segundo confronto. No Rio-2016, registrou sua melhor performance ao alcançar as quartas de final, melhor resultado da esgrima masculina na história das Olimpíadas. E, na capital japonesa, não conseguiu passar da primeira disputa.

continua após publicidade

O gaúcho tem no currículo a prata por equipe nos Jogos Pan-americanos de Toronto-2015 e Lima-2019. Foi ainda medalhista de bronze por equipe e individual no Pan de Guadalajara-2011.

Com a queda precoce de Toldo, a esgrima brasileira se despede de Tóquio. Ainda na sexta-feira, sábado no horário local, Nathalie Moellhausen caiu também na estreia, na espada. Ela enfrentou de cara uma das principais favoritas ao ouro. A brasileira, que também tem nacionalidade italiana, era uma das fortes candidatas à medalha do Brasil na Olimpíada.