MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Guardiola diz que próximo passo é treinar uma seleção: 'Gostaria de disputar uma Copa do Mundo'

Considerado por muitos como o melhor técnico do mundo na atualidade, Pep Guardiola dá sinais de mudança em sua vitoriosa carreira. O próximo passo segue ligado à função de treinador, mas expõe um novo projeto: comandar uma seleção. A explicação para essa

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 23.02.2024, 12:12:00 Editado em 23.02.2024, 12:19:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Considerado por muitos como o melhor técnico do mundo na atualidade, Pep Guardiola dá sinais de mudança em sua vitoriosa carreira. O próximo passo segue ligado à função de treinador, mas expõe um novo projeto: comandar uma seleção. A explicação para essa mudança de rota é o desejo de disputar uma Copa do Mundo.

continua após publicidade

Em entrevista à ESPN, o técnico do Manchester City conversou sobre a vontade de viver uma nova experiência e isso inclui o projeto de dirigir uma seleção nacional, algo ainda inédito desde que tornou-se treinador.

"Não sei quem me quer. Para trabalhar em uma seleção, é preciso que ela te queira, como os clubes. Gostaria de vivenciar isso. Não sei quando, se daqui a cinco, dez, 15 anos, mas gostaria de disputar uma Copa do Mundo", afirmou o treinador.

continua após publicidade

Com uma grande coleção de títulos expressivos nas passagens pelo Barcelona, Bayern de Munique e agora no Manchester City, Guardiola já esteve no radar da CBF para comandar a seleção brasileira. As conversas, no entanto, nunca foram formalizadas.

O sucesso no futebol inglês à frente do Manchester City também alçou o seu nome ao cargo de candidato a treinador da Inglaterra. Envolvido no projeto de tornar a sua equipe uma potência no país, ele nunca levou essa conversa à frente.

Sobre o desafio, ele disse não ter receios e comentou sobre o início da carreira à beira do campo e sobre o que passava pela sua cabeça naquela época.

continua após publicidade

"Quando comecei, não pensava em ganhar as Ligas, ser campeão da Europa. Pensava: se tenho trabalho, tudo bem. Gostaria de ter a experiência de viver uma Copa do Mundo, uma Eurocopa, uma Copa América", afirmou o treinador.

O primeiro passo de Guardiola como treinador foi dado em 2007, quando comandou o Barcelona B. No ano seguinte, ele foi para o time principal e enfileirou troféus pelo clube catalão. Em quatro temporadas foram 14 taças antes de seguir para o Bayern de Munique.

Na Alemanha, ele levantou três Ligas nacionais e duas Copas da Alemanha entre os mais importantes. No City desde 2016, o espanhol segue sua sina de vencedor. Entre as conquistas mais relevantes, estão cinco edições do Campeonato Inglês, a Liga dos Campeões deste ano e o Mundial Interclubes em cima do Fluminense.

continua após publicidade

Acostumado aos holofotes, Guardiola falou sobre a pressão que acompanha um treinador de alto nível e ampliou seu comentário aos atletas que são sempre alvo de críticas. Ao citar Haaland como exemplo, ele falou também de nomes consagrados do futebol brasileiro como Pelé, Romário, Ronaldo e Neymar.

"É sempre assim. Não é exclusividade do Haaland ou do Guardiola. Sempre foi assim com Pelé, Romário, Ronaldo, Romário, Rivaldo, Neymar. Se você quiser lutar contra isso, está perdido. A questão é dizer: quando o árbitro apita, eu jogo, você não. Agora vou provar que você está errado, eu estou certo".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Guardiola diz que próximo passo é treinar uma seleção: 'Gostaria de disputar uma Copa do Mundo'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!