MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Grupo com LaLiga formaliza proposta de liga brasileira a clubes das Séries A e B

A LaLiga, que organiza o Campeonato Espanhol, formalizou uma proposta de liga em uma reunião com dirigentes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O projeto apresentado foi exposto na reunião desta terça-feira e contou com detalhes da estru

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2022, 15:22:00 Editado em 15.03.2022, 15:29:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A LaLiga, que organiza o Campeonato Espanhol, formalizou uma proposta de liga em uma reunião com dirigentes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O projeto apresentado foi exposto na reunião desta terça-feira e contou com detalhes da estruturação de uma liga no país, direitos de transmissão e questões de governança e gestão. Além da presença do presidente da LaLiga, Javier Tebas, representantes da XP e da consultoria Alvarez & Marsal estiveram no encontro.

continua após publicidade

"Na LaLiga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje, apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira", avalia Javier Tebas, presidente da LaLiga.

Na proposta, a XP ficará responsável por trazer um investidor para a liga. Pedro Mesquita, head do investment banking da empresa do ramo financeiro, defendeu a proposta do grupo. "Temos à mão a melhor proposta de criação de uma liga no Brasil, com as condições ideais para encontrar o investidor mais competitivo. O diálogo e o entendimento entre clubes, XP e Alvarez & Marsal resultará em uma transformação profunda do futebol nacional".

continua após publicidade

A CBF já sinalizou que não vai se opor à criação da liga. Com ela, os clubes brasileiros assumem a negociação dos direitos de TV dos jogos do Campeonato Brasileiro, se aproximam dos patrocinadores e decidem por eles mesmo a divisão do bolo do dinheiro que entra dessas transações, muito parecido como era o antigo Clube dos 13. Na Espanha, por exemplo, a LaLiga, e não a Real Federação Espanhola de Futebol, cuida do futebol dos clubes. Esse novo formato valeria somente a partir de 2025 porque os contratos até 2024 já estão assinados.

Vários presidentes de clubes brasileiros se manifestaram favoráveis à criação de uma liga para organizar o futebol brasileiro. No momento, outros dois grupos já manifestaram interesse na gestão da liga. "Para reconstruir o futebol brasileiro, acho que tem de ter uma maturidade, um entendimento, e principalmente a liga dos clubes. Esse é o foco central dos clubes", disse o presidente do São Paulo, Júlio Casares, no início do mês, na Assembleia Geral Extraordinária da CBF.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Grupo com LaLiga formaliza proposta de liga brasileira a clubes das Séries A e B"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!