MAIS LIDAS
VER TODOS

Julgamento

Gabigol é suspenso por 2 anos por tentar burlar antidoping

O atacante do Flamengo está impedido de jogar até abril de 2025

Da Redação

·
A pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023
Icone Camera Foto por Gilvan de Souza/Flamengo
A pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2024, 17:26:14 Editado em 25.03.2024, 17:27:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça Desportiva Antidopagem decidiu punir o atacante do Flamengo Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, por tentar fraudar o exame antidoping. O julgamento, que começou na última semana, foi concluído nesta segunda-feira (25) e terminou com uma suspensão de dois anos para o jogador.

continua após publicidade

A pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no Centro de Treinamento do time carioca. Portanto, ele está impedido de jogar até abril de 2025. Cabe recurso.

O julgamento foi apertado, com o placar de 5 a 4 a favor da punição do atacante.

continua após publicidade

Com dois anos de gancho - em punição que poderia chegar a quatro anos -, Gabigol pode jogar em abril de 2025 - antes de completar dois anos corridos - por questão técnica prevista no Código Brasileiro Antidopagem.

- LEIA MAIS: Endrick marca e Brasil vence Inglaterra na estreia de Dorival Júnior

Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

continua após publicidade

A defesa contou com o testemunho de L.C.Cameron, bioquímico, que foi chamado para discutir métodos e técnicas de detecção de exame antidoping. Foi questionado pelos advogados que representam Gabriel, pela Procuradoria do tribunal e pelos auditores. No depoimento, Cameron informou que, principalmente do ponto de vista do resultado da coleta, não haveria transgressão.

O Flamengo divulgou uma nota sobre o caso e informou ter recebido com surpresa a decisão. Veja:

"O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte, uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada".

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Gabigol é suspenso por 2 anos por tentar burlar antidoping"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!