Esportes

Flamengo vê popularidade do time de eSports aumentar e projeta mais investimentos

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Flamengo vê popularidade do time de eSports aumentar e projeta mais investimentos
fonte: Unsplash
Flamengo vê popularidade do time de eSports aumentar e projeta mais investimentos

A equipe do Flamengo não conseguiu bons resultados na temporada, principalmente na Copa Libertadores e na Copa do Brasil. Entretanto, isso não significa que 2020 foi um ano sem qualquer notícia boa. Fora dos gramados, o rubro-negro viu a popularidade do time de eSports aumentar, se tornando o mais conhecido do país. Isso significa que o investimento no setor pode ganhar mais atenção nos próximos meses. 

continua após publicidade

Nos últimos anos, as atenções do Flamengo para os jogos eletrônicos aumentaram consideravelmente. Tudo começou em 2017, quando a equipe inaugurou um time para disputar os torneios de eSports do jogo League of Legends. Um investimento que conseguiu bons resultados rapidamente, seja nas competições ou então com a torcida. Segundo pesquisa feita no ano passado, por exemplo, o Flamengo eSports é a equipe mais conhecida do Brasil.

 Essa popularidade segue uma tendência de crescimento dos jogos online, sejam eles de eSports ou não. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil, mais de 70% dos brasileiros gastam algum tempo com essa forma de entretenimento, sendo o smartphone um dos dispositivos mais usados para isso. Entre os vários estilos mais populares, estão também os jogos de cassino online, que vão desde o pôquer e o vídeo pôquer, até o blackjack e as máquinas caça-niqueis. Todos esses jogos possuem, pela internet, uma versão digital via streaming que permite uma experiência cada vez mais real para os apostadores. Outra tendência popular são os videogames, principalmente os mais modernos, que chamaram atenção no ano passado com os lançamentos mais recentes no mercado.

continua após publicidade

Mais investimento 

Sem perspectiva de título para o Campeonato Brasileiro, principalmente após algumas derrotasnas rodadas finais, o Flamengo está dando mais atenção para essa tendência de entretenimento digital. Alguns rumores indicam que, nos próximos meses, a diretoria rubro-negra vai aumentar o investimento nas equipes de eSports. A ideia é ampliar ainda mais a força do time no cenário digital. 

Um passo importante seria investir no jogo Counter-Strike:Global Offensive, que é um dos mais populares no campo do eSports. Alguns comentários indicam que isso deve acontecer nos próximos meses, pois recentemente o time MIBR, que era um dos representantes mais fortes no cenário internacional, passou por grandes mudanças e liberou bons jogadores. O Flamengo estaria de olho nestes profissionais.  

continua após publicidade

Entretanto, isso não passa de rumores e nenhuma confirmação oficial ainda apareceu. Além de pensar nessa possível nova equipe, o Flamengo também deve dar mais atenção para os três jogos em que disputa torneios: League of Legends, Free Fire e Pro Evolution Soccer. Um investimento de R$ 2,5 milhões já foi confirmado pelos organizadores e responsáveis por este setor digital do time mais popular do Brasil no futebol e nos games. Outros investimentos podem acontecer nos próximos meses, segundo a própria diretoria do clube rubro-negro, afinal os resultados foram excelentes até o momento.

Outras equipes  

Essa atuação do Flamengo não é algo único. Na verdade, outros times brasileiros de futebol também estão investindo bastante no eSports. Equipes como Corinthians, Santos e Cruzeiro podem ser lembrados, mas existem vários outros clubes brasileiros que começaram a entrar em torneios oficiais de jogos eletrônicos. Alguns deles, como são os casos do Timão e do Fla, conseguiram até alguns títulos relevantes no cenário nacional e mundial.  

continua após publicidade

É uma tendência que também acontece fora do Brasil, com grandes equipes do futebol mundial seguindo a mesma direção. Recentemente, o Paris Saint-Germain anunciou a entrada nos eSports com um investimento milionário. A ideia da equipe de Neymar é conseguir conquistar novos torcedores, e assim fazer do time francês cada vez mais conhecido globalmente. É uma estratégia interessante, e que faz todo o sentido.  

O Flamengo ganha mais atenção pela grande popularidade, e por ser um dos pioneiros nesse investimento voltado para os jogos online. O entretenimento digital já impactou vários mercados, como o cinema e a música, e agora está atingindo novos patamares. Esse mercado consolidado agora também chama a atenção dos clubes brasileiros, que enxergam no crescimento desses jogos online uma oportunidade para ganhar mais torcedores e aumentar o alcance da marca. A maior prova de sucesso é o rubro-negro.

Tags relacionadas: #ESPORTES #ESPORTS #Flamengo