MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Fifa investiga CBF e AFA por pancadaria no Maracanã antes de Brasil x Argentina

A pancadaria antes de a bola rolar no clássico entre Brasil e Argentina, na última quarta-feira, no Maracanã, pode render punição à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Associação de Futebol Argentino (AFA). O Comitê Disciplinar da Fifa abriu nest

Ricardo Magatti (via Agência Estado)

·
Escrito por Ricardo Magatti (via Agência Estado)
Publicado em 24.11.2023, 20:55:00 Editado em 24.11.2023, 21:02:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A pancadaria antes de a bola rolar no clássico entre Brasil e Argentina, na última quarta-feira, no Maracanã, pode render punição à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Associação de Futebol Argentino (AFA). O Comitê Disciplinar da Fifa abriu nesta sexta-feira, investigação para apurar a responsabilidade das duas confederações nos atos violentos que ocorreram nas arquibancadas.

continua após publicidade

A partida, válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, começou com quase 30 minutos de atraso em decorrência da briga que envolveu a Polícia Militar do Rio de Janeiro e torcedores argentinos que estavam na arquibancada sul do Maracanã, atrás de um dos gols.

A Fifa confirmou ao Estadão que a CBF foi enquadrada no artigo 17 do Código Disciplina da entidade, que trata de "ordem e segurança" nas partidas. Já o processo para investigar a AFA foi aberto por dois motivos: possíveis violações dos artigos 17.2 (perturbação de torcida) e 14.5 (retardar início do jogo).

continua após publicidade

Liderados por Lionel Messi, os jogadores argentinos deixam o gramado assim que teve início a pancadaria nas arquibancadas. Depois, retornaram ao campo e decidiram jogar. O Brasil perdeu por 1 a 0 e amargou a terceira derrota consecutiva no torneio classificatório ao Mundial de 2026.

O Comitê Disciplinar da Fifa não estipula um prazo para uma decisão. Existe várias punições que podem ser aplicadas tanto à CBF como à AFA. Multas, jogo com portões fechados ou com limitação de público e jogar em campo neutro são algumas delas. Expulsão da competição e dedução de pontos são as sanções mais severas e mais raras de serem aplicadas.

A Fifa deixa claro no capítulo "Responsabilidade" do evento de seu Código Disciplinar que "associações e clubes podem ser responsáveis pelo comportamento dos seus membros, jogadores, dirigentes ou torcedores ou qualquer outra pessoa que desempenhe uma função em seu nome, mesmo que a associação ou clube em questão possa provar a ausência de qualquer culpa ou negligência".

continua após publicidade

No capítulo "Desordem nos Jogos e Competições", a Fifa reafirma que, no caso de partidas envolvendo seleções, todas as associações são "responsáveis por comportamento inadequado por parte de um ou mais de seus apoiadores", e diz que as confederações podem estar sujeitas a "medidas disciplinares e diretivas, mesmo que possam provar a ausência de qualquer negligência em relação à organização do jogo".

Entre os comportamentos inadequados, estão: invasão ou tentativa de invasão do campo de jogo; lançamento de objetos; acendimento de fogos de artifício; utilização de ponteiros laser ou dispositivos eletrônicos similares; o uso de gestos, palavras, objetos não adequados; atos de danos; causar perturbação durante a execução de hinos nacionais e qualquer outra falta de ordem ou disciplina observada dentro ou ao redor do estádio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Fifa investiga CBF e AFA por pancadaria no Maracanã antes de Brasil x Argentina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!