MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Fifa faz homenagem a Pelé: 'Nenhuma palavra vai fazer justiça a você'

Com fotos históricas, números e até frases de famosos, a Fifa homenageou Pelé pelos seus 80 anos de vida, nesta sexta-feira. Em seu site, a entidade máxima do futebol mundial reconheceu a importância do "Rei" e não poupou elogios ao que o brasileiro fez p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2020, 09:18:00 Editado em 23.10.2020, 09:22:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com fotos históricas, números e até frases de famosos, a Fifa homenageou Pelé pelos seus 80 anos de vida, nesta sexta-feira. Em seu site, a entidade máxima do futebol mundial reconheceu a importância do "Rei" e não poupou elogios ao que o brasileiro fez pela modalidade dentro e fora de campo.

continua após publicidade

"Feliz Aniversário de 80 anos ao 'Rei'", diz o título de uma das três publicações que homenageiam o ex-atacante. "Pelé, nenhuma palavra vai fazer justiça a você, mas o material publicado aqui, e o desejo de tantas lendas do futebol, por todo o mundo, que reservaram um tempo nestes momentos difíceis para te homenagear, talvez seja o que melhor ilustra a incalculável importância que você tem para o futebol", disse a Fifa. "Obrigado por tudo e tenha um lindo aniversário de 80 anos."

A publicação traz frases de diversos famosos tanto do mundo do futebol quanto de celebridades de outras áreas, seja de ex-jogadores e até de artistas, de Carlos Drummond de Andrade a Mick Jagger. "Assistir a ele jogar era como ver o prazer de uma criança combinado com a graça extraordinária de um homem feito", disse Nelson Mandela.

continua após publicidade

"Pelé levou o futebol a um novo nível. Além de simbolizar o 'Jogo Bonito', ele jogou com talento sem esforço, de um jeito que nunca tínhamos visto antes", declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A entidade também reconheceu o impacto de Pelé fora dos gramados. "Há uns poucos nomes que são conhecidos no mundo todo. Isso inclui algumas figuras históricas, um pequeno número de ícones da música e do cinema, assim como um grupo exclusivo de esportistas, sendo Pelé um deles, de forma inquestionável. Não importa a geração, o país ou a origem das pessoas, todos conhecem o famoso atacante brasileiro", disse a Fifa, antes de compará-lo com outros craques.

"A fama de Pelé deve muito ao seu carisma e à aura que cerca ele dentro e fora dos gramados. Giuseppe Meazza, Alfredo Di Stefano e Ferenc Puskas estão entre os primeiros ícones do futebol, mas Pelé foi o seu primeiro super star", registrou a entidade mundial.

continua após publicidade

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o "Rei do Futebol", envolvendo a origem do seu nome, a relação com Garrincha, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Lembrou do interesse dos clubes estrangeiros pelo seu futebol e da decisão do então presidente Jânio Quadros em "proibir a exportação" de Pelé ao considerá-lo "patrimônio nacional". Na época, times como Inter de Milão, Juventus, Manchester United e Real Madrid sonhavam com o brasileiro.

A entidade sediada na Suíça recordou também a história em que Pelé supostamente interrompeu uma guerra, na Nigéria, e relacionou a demissão do técnico João Saldanha, na seleção brasileira, à decisão de deixar Pelé no banco de reservas no amistoso com o Chile, em 1970, às vésperas da Copa do Mundo em que o Brasil conquistaria o tricampeonato.

A Fifa ainda publicou os números e estatísticas de Pelé em Copas do Mundo e exibiu fotos históricas, até mesmo da infância do brasileiro, em seu site.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Fifa faz homenagem a Pelé: 'Nenhuma palavra vai fazer justiça a você'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!