MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Fifa altera calendário de seleções e anuncia nova data para o início de 2022

Os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus fizeram o Conselho da Fifa aprovar, nesta terça-feira, uma série de mudanças do calendário de seleções, tanto masculinas como femininas. Com isso, a Europa será o único continente no qual haverá jogo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2020, 14:20:00 Editado em 18.08.2020, 14:27:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus fizeram o Conselho da Fifa aprovar, nesta terça-feira, uma série de mudanças do calendário de seleções, tanto masculinas como femininas. Com isso, a Europa será o único continente no qual haverá jogos de seleções no início de setembro, para evitar que muitos jogadores tenham que viajar.

continua após publicidade

Uma nova Data Fifa foi criada para substituir a anteriormente prevista para os dias 31 de agosto a 8 de setembro de 2020 por uma nova de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022. "Esta mudança é em resposta às perturbações causadas em escala global pela pandemia, que continua a atingir muitas regiões do mundo", disse um comunicado da Fifa. "Com exceção da Uefa."

Com isso, as associações membros dessas confederações (tirando a Uefa, que terá a disputa da Liga das Nações nesse período) não são obrigadas a ceder jogadores em setembro de 2020. A alteração no calendário faz com que atletas sul-americanos que jogam na Europa, por exemplo, não tenham que viajar para representar suas seleções em seus países de origem.

continua após publicidade

A Fifa tomou a mesma decisão para os jogos femininos, anulando a data entre os dias 14 a 22 de setembro de 2020 para todas as confederações, também com a única exceção da Uefa.

A Copa das Nações Africanas terão a inclusão de um novo período em janeiro de 2022, com cujas datas serão fixadas posteriormente. Já a Copa Ouro Concacaf 2021 terá as rodadas preliminares entre os dias 2 e 6 de julho de 2021 e a rodada final, de 10 de julho a 1º de agosto de 2021, com cessão obrigatória de jogadores a partir de 28 de junho de 2021.

"Essas mudanças resultam de um amplo processo de consulta com as confederações de futebol e grupos de interesse e se materializaram em propostas concretas da Fifa e do grupo de trabalho das confederações sobre a covid-19, que seguiram o princípio de aplicar uma abordagem personalizada e flexível às confederações, refletindo as diversas situações causadas pela pandemia em todo o mundo", afirmou o comunicado da Fifa.

"O grupo de trabalho da Fifa e das confederações na covid-19 continuará monitorando os desenvolvimentos em cada confederação e fará novas propostas ao Conselho, se necessário", completou a nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Fifa altera calendário de seleções e anuncia nova data para o início de 2022"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!