MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

FIA anuncia mudanças na temporada da F-1 com mais testes nas asas e pits obrigatórios em Mônaco

Buscando mais equilíbrio entre as equipes e atrativos ao público das corridas de Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reuniu nesta terça-feira em Londres, onde foram definidas algumas mudanças para a temporada que começa em março

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 18.02.2025, 14:33:00 Editado em 18.02.2025, 14:40:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Buscando mais equilíbrio entre as equipes e atrativos ao público das corridas de Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reuniu nesta terça-feira em Londres, onde foram definidas algumas mudanças para a temporada que começa em março, com mais testes nas asas flexíveis e pit stops obrigatórios para deixar o GP de Mônaco menos burocrático. Regulamentos técnicos também passarão por melhorias.

continua após publicidade

O encontro, nos escritórios da Formula One Management, em Londres, foi presidido pelo diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis e pelo presidente/CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali. Ficaram acertadas as mudanças no Regulamento Técnico, Esportivo e Financeiro de 2025 antes da temporada, com maiores fiscalizações nos carros para evitar "artimanhas" que aumentem a velocidade em pista.

A FIA listrou as cinco principais mudanças, duas elas com atenção especial nas asas dos carros: 1) Novos testes de deflexão mais rigorosos na asa dianteira serão introduzidos a partir do Grande Prêmio da Espanha; 2) Novos testes de deflexão mais rigorosos na asa traseira desde o início da temporada.

continua após publicidade

A entidade ainda anunciou outras trocas no atual regulamento. São elas: finalização do sistema de arrefecimento do piloto após trabalho realizado entre a FIA e as equipes de Fórmula 1, apoiado por mudanças para definir quando tais sistemas devem ser usados; Remoção das limitações no número de caixas de câmbio usadas pelas equipes, pois a confiabilidade dos projetos atuais torna essa restrição obsoleta; Uma série de revisões e esclarecimentos nos procedimentos de largada de Sprint e Corrida, incluindo aqueles que abrangem a largada abortada.

"Além disso, com o objetivo de promover melhores corridas no Grande Prêmio de Mônaco, a comissão discutiu propostas para regulamentações específicas e concordou em aumentar o número de pit stops obrigatórios na corrida. Essas propostas serão discutidas mais detalhadamente pelo Comitê Consultivo Esportivo nas próximas semanas", informou a FIA.

De acordo com a entidade, que já conta com o aval e contribuição das escuderias, também ocorrerá uma atualização dos Regulamentos de 2026 com foco na parte técnica, como unidades de potência no refinamento do desempenho aerodinâmico e na garantia de um gerenciamento de energia mais eficiente para os carros de Fórmula 1. Todas essas mudanças precisam, contudo, de aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA (WMSC).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "FIA anuncia mudanças na temporada da F-1 com mais testes nas asas e pits obrigatórios em Mônaco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!