MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

F-1 terá suas duas primeiras provas da temporada aos sábados; entenda o motivo

A temporada 2024 da Fórmula 1 vai começar neste fim de semana. O GP do Bahrein inaugura o ano que marca o último campeonato de Lewis Hamilton na Mercedes, antes de ele ir para a Ferrari, conforme noticiado semanas atrás. As duas primeiras corridas, contud

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 27.02.2024, 14:31:00 Editado em 27.02.2024, 17:12:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A temporada 2024 da Fórmula 1 vai começar neste fim de semana. O GP do Bahrein inaugura o ano que marca o último campeonato de Lewis Hamilton na Mercedes, antes de ele ir para a Ferrari, conforme noticiado semanas atrás. As duas primeiras corridas, contudo, são marcadas por uma peculiaridade: elas serão disputadas no sábado e não no tradicional domingo.

continua após publicidade

O motivo das mudanças é o Ramadã, mês sagrado da religião muçulmana, que tem seu início em 10 de março. Durante o período, os muçulmanos cumprem uma série de regras, dentre as quais está o jejum durante o dia - entre o nascer e o pôr do sol. Isso fez com que o GP da Arábia Saudita, o segundo da temporada, tivesse de ser transferido para sábado à noite, em 9 de março, um dia antes do mês sagrado iniciar. O país tem o islamismo como religião oficial.

No Bahrein, o Islã também é o culto oficial do país. O GP, contudo, será dias antes do Ramadã começar. O conflito, neste caso, envolve o regulamento da Fórmula 1, que exige o mínimo de uma semana entre duas provas. Por isso, toda programação do primeiro GP do ano foi antecipada em um dia em função da segunda prova. A corrida será no sábado, dia 2 de março, a partir das 11h30 (de Brasília).

continua após publicidade

No Ramadã, os seus seguidores se abstêm de comer, beber - mesmo água -, fumar, falar palavras obscenas ou manter relações sexuais do amanhecer ao anoitecer. A jornada de trabalho é reduzida durante esse período em consideração ao estado físico dos que estão jejuando.

Segundo a crença, os muçulmanos fortalecem sua solidariedade e gratidão a Deus ao jejuar em conjunto. O jejum é um dos cinco pilares do Islã, considerado um ato de autopurificação, que leva as pessoas a ter força e paciência e a conhecer a si mesmos. O Ramadã também é um mês de caridade, quando a maioria dos muçulmanos faz o zakat, que é uma espécie de doação para os pobres. Ele também é considerado um período especial de devoção a Alah, principalmente por meio das orações e a leitura do Alcorão, o livro sagrado islâmico.

O primeiro GP a ser disputado em um sábado foi o de Las Vegas, nos Estados Unidos, no ano passado. A corrida aconteceu na noite de sábado, no fuso horário local. No Brasil, já era madrugada de domingo. Nesta temporada, o calendário continua o mesmo para a cidade americana.

Nesta quinta-feira, começam as sessões de treinos livres. Na sexta, há a terceira sessão, seguida pela qualificação para o grid. A corrida tem previsão de largada às 12h (horário de Brasília), no sábado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "F-1 terá suas duas primeiras provas da temporada aos sábados; entenda o motivo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!