MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

F-1 e Ferrari testam cobertura de pneus de chuva para aumentar segurança dos pilotos

Olive Bearman, piloto reserva da Ferrari, e Arthur Leclerc, irmão do ferrarista Charles Leclerc, e competidor da Fórmula 2, foram às pistas nesta quinta-feira com a intenção de testar um dispositivo, ainda em desenvolvimento, criado para cobrir os pneus d

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 09.05.2024, 12:20:00 Editado em 09.05.2024, 12:27:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Olive Bearman, piloto reserva da Ferrari, e Arthur Leclerc, irmão do ferrarista Charles Leclerc, e competidor da Fórmula 2, foram às pistas nesta quinta-feira com a intenção de testar um dispositivo, ainda em desenvolvimento, criado para cobrir os pneus de chuva e conter os jatos d´água lançados pelos carros.

continua após publicidade

Os testes aconteceram no Circuito de Fiorano, na Itália, e o experimento vem sendo coordenado tanto pela direção da F-1 quanto pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Na atividade, Leclerc pilotou uma Ferrari SF-75 ano 2023. Já Bearman teve sob o seu comando uma Ferrari modelo 2024 para verificar a visibilidade e eficiência do dispositivo em relação à contenção da água.

continua após publicidade

O experimento vem sendo aperfeiçoado desde a temporada passada e ganhou força após a reclamação dos pilotos sobre a dificuldade de guiar os carros com a pista molhada. A morte do jovem Dilano Van´t Hoff, de 18 anos, após um acidente na etapa de Spa Francorchamps, da Fórmula Regional Europeia, acelerou a necessidade de aumentar a segurança nas pistas.

A FIA executou a primeira versão dos protetores de respingos em Silverstone. Na ocasião, participaram do teste o piloto reserva da Mercedes, Mick Schumacher, com Oscar Piastri, da McLaren, guiando em sua traseira para testar a eficiência na contenção dos jatos de água. A conclusão foi que o sistema não fez diferença significativa nos níveis de pulverização produzidos pelos carros.

Diante desse cenário, a FIA optou por uma solução mais contundente, utilizada pela Ferrari, nesta quinta-feira. A categoria já havia testado para-lama removível com a ajuda da Mercedes e da McLaren. Os resultados, porém, não foram considerados satisfatórios.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "F-1 e Ferrari testam cobertura de pneus de chuva para aumentar segurança dos pilotos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!