Olive Bearman, piloto reserva da Ferrari, e Arthur Leclerc, irmão do ferrarista Charles Leclerc, e competidor da Fórmula 2, foram às pistas nesta quinta-feira com a intenção de testar um dispositivo, ainda em desenvolvimento, criado para cobrir os pneus de chuva e conter os jatos d´água lançados pelos carros.
Os testes aconteceram no Circuito de Fiorano, na Itália, e o experimento vem sendo coordenado tanto pela direção da F-1 quanto pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Na atividade, Leclerc pilotou uma Ferrari SF-75 ano 2023. Já Bearman teve sob o seu comando uma Ferrari modelo 2024 para verificar a visibilidade e eficiência do dispositivo em relação à contenção da água.
O experimento vem sendo aperfeiçoado desde a temporada passada e ganhou força após a reclamação dos pilotos sobre a dificuldade de guiar os carros com a pista molhada. A morte do jovem Dilano Van´t Hoff, de 18 anos, após um acidente na etapa de Spa Francorchamps, da Fórmula Regional Europeia, acelerou a necessidade de aumentar a segurança nas pistas.
A FIA executou a primeira versão dos protetores de respingos em Silverstone. Na ocasião, participaram do teste o piloto reserva da Mercedes, Mick Schumacher, com Oscar Piastri, da McLaren, guiando em sua traseira para testar a eficiência na contenção dos jatos de água. A conclusão foi que o sistema não fez diferença significativa nos níveis de pulverização produzidos pelos carros.
Diante desse cenário, a FIA optou por uma solução mais contundente, utilizada pela Ferrari, nesta quinta-feira. A categoria já havia testado para-lama removível com a ajuda da Mercedes e da McLaren. Os resultados, porém, não foram considerados satisfatórios.
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