MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ex-piloto da F-1, Tarso Marques relata drama da covid e ida à Nascar Cup

Tarso Marques chega por volta das 11h à agência de carros importados Deutsch Sports Car, no Jardim América, zona oeste de São Paulo. Percorre um tapete vermelho que corta o chão da loja e passa ao lado de uma série de Porsches em direção ao amigo Nicola e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.04.2022, 10:30:00 Editado em 03.04.2022, 10:36:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Tarso Marques chega por volta das 11h à agência de carros importados Deutsch Sports Car, no Jardim América, zona oeste de São Paulo. Percorre um tapete vermelho que corta o chão da loja e passa ao lado de uma série de Porsches em direção ao amigo Nicola e à reportagem do Estadão, que o aguarda para um bate-papo. Vai falar do que mais gosta de fazer na vida, pilotar carros de competição. E também de como quase perdeu a vida para a covid.

continua após publicidade

Tarso cumprimenta a todos e se coloca à disposição. Tem um ar jovial no rosto que transmite paz. Parece feliz e aliviado. Em março do ano passado, esse curitibano não fazia ideia de que sairia vivo do hospital ao enfrentar um dos maiores dramas pessoais de seus 46 anos de vida. "Cheguei até a preparar o meu testamento", revela.

Um ano depois, recuperado da covid-19 que comprometeu 85% dos seus pulmões e sem sequelas, orgulha-se de mais uma de suas conquistas na carreira. Ex-piloto da Fórmula 1, Tarso vai se juntar a Christian Fittipaldi e Nelsinho Piquet como um dos poucos brasileiros que correram pela Nascar Cup Series, prestigiada categoria americana do automobilismo. A estreia será no dia 3 de julho, no Kwik Trip 250 Road America, Elkhart Lake, no Estado de Wisconsin. Depois disso, Tarso Marques ainda vai pilotar em mais sete etapas do campeonato.

continua após publicidade

Com contrato de três anos com a equipe Stange Racing, ele sabe que o ponto principal nesta temporada é aperfeiçoar o carro número 79, que está sendo montado do zero, para tentar algo mais promissor nas próximas temporadas.

"O ideal é primeiro tentar se classificar para as corridas. Depois, terminá-las e, por fim, tentar ir melhorando no grid", disse o piloto. "Estou muito ansioso porque já tem alguns anos que não corro."

A última competição oficial da qual participou foi a Endurance Brasil, em 2019, antes de pegar covid. Nem por isso, ele se vê desmotivado. "Estarei em uma situação difícil, a equipe é nova. Eu sei que vou pegar uma pedreira, sou bem pé no chão, mas estou ansioso. A hora que o carro começar a ser montado, quando tirarem a primeira peça da caixa, quero estar lá ao lado para acompanhar o processo", acrescentou.

continua após publicidade

Poder participar mais uma vez de um campeonato no automobilismo é uma vitória pessoal de Marques. Em março de 2021, ele contraiu a covid e encarou a batalha pela vida como a mais importante de sua história.

"Nos primeiros seis dias, eu cheguei a fazer exames e não foi constatado nada", explicou. "Achava que, se pegasse covid, não sentiria nada por ser atleta e por estar bem preparado fisicamente. Estava me cuidando, tinha muita preocupação com meus pais e não queria ter me infectado por causa da quarentena."

Mas no 12º dia da doença, a quarentena foi um dos seus menores problemas. Ele teve uma piora súbita e foi parar no hospital. Tarso relata ter recebido várias ligações da mãe. O pedido da matriarca era um sexto sentido para algo grave que estava por vir.

continua após publicidade

"Neste dia, minha mãe me ligou mais de dez vezes, eu cheguei a ameaçar bloqueá-la no celular. Como não a atendi, ela ligou para a minha mulher pedindo para que fosse ao médico. Eu participei de um compromisso na internet, uma live, e depois passei a monitorar minha temperatura que começou a subir. Quando chegou a 39ºC resolvi ir para o pronto socorro", relatou o piloto.

Ao chegar ao centro médico, o piloto realizou exames mais específicos e uma tomografia constatou que seus pulmões estavam 70% comprometidos. Sem acreditar no diagnóstico, Tarso Marques pediu que fossem realizados novos testes.

Durante aquela madrugada, ele conta ter começado a sentir os primeiros sintomas da doença e viu o seu quadro se agravar. Em nova tomografia, realizada por outra equipe médica já na parte da manhã do dia seguinte, foi constatado que a doença já havia avançado e que agora os seus pulmões já estavam com 85% de comprometimento.

"Na época não havia vagas e improvisaram uma UTI no quarto mesmo", recorda. No período, chegou a sofrer uma parada cardíaca. Ao todo, foram 11 dias de internação na UTI adaptada. Após uma pequena melhora, mas ainda sem estar 100% recuperado, Marques resolveu seguir o tratamento em casa para liberar a vaga no hospital.

O processo para recuperar a forma física foi lento. Por causa dos vários remédios que teve de tomar no período, afirma ter engordado 20 kg. Quatro meses depois, em julho daquele ano, começava a ter seus primeiros avanços em relação à recuperação. "Hoje, já me sinto 100%. Não tenho sequelas", festeja.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-piloto da F-1, Tarso Marques relata drama da covid e ida à Nascar Cup"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!