MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ex-goleiro Raul diz que Flamengo pode repetir triunfo sobre Real e levar Mundial

Dono de 14 troféus da Liga dos Campeões e com sete títulos do Mundial de clubes, o Real Madrid naturalmente é apontado como franco favorito para ganhar mais uma edição do torneio que tem o Flamengo como representante da América do Sul. Mas para o ex-golei

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 06.02.2023, 15:35:00 Editado em 06.02.2023, 15:37:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dono de 14 troféus da Liga dos Campeões e com sete títulos do Mundial de clubes, o Real Madrid naturalmente é apontado como franco favorito para ganhar mais uma edição do torneio que tem o Flamengo como representante da América do Sul. Mas para o ex-goleiro Raul, no entanto, ter pela frente o todo poderoso time espanhol provoca mais alegrias do que tristezas. O motivo para tamanho otimismo está guardado nas memórias deste senhor setentão, que há quase 45 anos deu a volta olímpica em cima do temido rival em gramados espanhóis.

continua após publicidade

"Na decisão do Torneio de Mallorca batemos o Real Madrid por 2 a 1 na base do contra tudo e contra todos. Terminamos a partida com oito homens em campo. O juiz expulsou também todos os reservas, mas aguentamos a pressão até o fim. E o time deles estava completinho, com todo mundo em campo", afirmou Raul ao Estadão em tom nostálgico.

A excursão pela Europa aconteceu no segundo semestre de 1978 e o Flamengo foi desfalcado de seu principal jogador. Zico ficou no Brasil recuperando-se de uma contusão sofrida na Copa da Argentina, naquele mesmo ano. E sem a liderança e categoria do Galinho de Quintino, o título em cima do poderoso time espanhol foi valorizado ainda mais. Era comum os clubes brasileiros se aventurarem pela Europa em jogos e torneios menores. O calendário permitia isso.

continua após publicidade

"Rapaz, ganhamos sem o Zico. O Júnior, o Carpegiani e o Cláudio Adão seguraram a onda e jogamos como guerreiros. O Tita e o Adílio eram garotos ainda. O juiz começou a favorecer o Real Madrid e só foi expulsando nossos jogadores. A torcida começou a atirar coisas no gramado. Não contavam com a nossa atuação e determinação", afirmou Raul.

Passados quase quarenta e cinco anos daquele confronto, realizado em setembro de 1978, Raul analisou o momento atual das duas equipes. Com a autoridade de ter sido titular e protagonista do clube até a sua despedida do futebol, no fim de 1983, o ex-goleiro enalteceu as peças que o técnico Vitor Pereira tem em mãos e vê uma possível final entre os dois clubes bem equilibrada.

"O Flamengo tem plenas condições de ser campeão deste Mundial. Você tem ali quatro nomes de muito peso no elenco. O Pedro, que é brilhante, o Gabigol, muito decisivo, e ainda o Arrascaeta e o Everton Ribeiro, que também são fora de série", disse. Antes da final, o Fla precisa superar seu rival da semi, o Al-Hilal. Eles se enfrentam nesta terça-feira, dia 7.

continua após publicidade

Para não sentir o peso de jogar contra um gigante europeu, Raul acredita que o time carioca tem de ser fiel às suas origens. "É jogar como Flamengo mesmo. Solto e descontraído. Isso não é pecado. O time atual pode fazer isso. Tem de aproveitar o momento bonito desse futebol que eles apresentam e tirar o peso da final", ensina.

Com duas Libertadores no currículo (foi campeão em 1976 pelo Cruzeiro, e em 81 com o Flamengo) e com duas decisões de Mundial na bagagem (ficou com vice ao perder para o Bayern de Munique e levantou a taça contra o Liverpool), o ex-goleiro comentou que um detalhe não pode ser esquecido: a arbitragem. E a crítica vai na direção do futebol brasileiro, que abusa da catimba e da malandragem.

"Tem de esquecer o árbitro. Agora tem TV, tem câmera em tudo que é lugar. Não tem de ficar reclamando. Acho que o jogador tem de ser mais "educado". O futebol daqui está muito feio. O jogador tem de entrar para jogar na bola, saber que não pode fazer falta perto da área e evitar cartão bobo. Um amarelo, ou um vermelho, já muda o comportamento do atleta na partida e ate do time."

continua após publicidade

A comparação da equipe atual com o time histórico de 1981 acaba sendo inevitável. Deixando de lado a parte técnica, Raul vê uma outra semelhança: a liderança espalhada pelos três setores.

"No Flamengo, a gente tinha o Zico, o Júnior e eu como os mais velhos. Mas outros atletas ajudavam a seu modo. O Tita era muito vibrante, o Mozer falava muito, apesar de jovem, e o Leandro também. Aí você olha o time atual e, além dos quatro da frente, tem ainda a experiência de um Filipe Luís e de um David Luiz. Os caras têm Copa do Mundo no currículo, meu chapa", diz.

continua após publicidade

Raul mora atualmente em Curitiba e disse não ter uma relação tão próxima com a atual diretoria do Flamengo. "Torço por eles, mas não tenho muito contato." Já com os companheiros dos tempos áureos de gramado, a convivência é quase que diária. E isso, graças à tecnologia.

"Fizemos um grupo de WhatsApp chamado 1981 - O ano mágico. Temos 16 ex-jogadores daquele título e estamos sempre em contato. O Zico mesmo, que é meu padrinho de casamento, já passou por aqui e mandou um alô. Na maioria das vezes, conversamos sobre tudo, menos futebol. E nos tratamos pelos apelidos daquela época", disse Raul que ainda hoje é carinhosamente chamado de Véio.

A ligação com os tempos áureos pode ser vista em seu Instagram. Lá, o ex- camisa 1 registra vários desses momentos, e tem também camisas de goleiro estilizadas, licenciadas pelo clube, que podem ser comercializadas com os fãs.

Questionado se uma viagem para Marrocos no início de fevereiro para ver o Flamengo jogar estaria nos seus planos, Raul disse estar impossibilitado por causa dos compromissos. "Estou sempre sendo convidado para visitar as embaixadas do Flamengo ao redor do mundo. No dia 7 de fevereiro estarei em Portugal com a Fla-Porto. Se o Flamengo for para a final, estarei provavelmente em Nova York em outra sede da torcida. Infelizmente não vai dar para ir. Mas vou estar de olho."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-goleiro Raul diz que Flamengo pode repetir triunfo sobre Real e levar Mundial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!