MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ex-chefe do atletismo, Lamine Diack pode pegar até 4 anos de prisão por corrupção

O senegalês Lamine Diack, ex-presidente da World Athletics (antiga Iaaf, Associação Internacional de Federações de Atletismo na sigla em inglês) saberá nesta quarta-feira, em Paris, a sua sentença por corrupção, tráfico de influência e lavagem de dinheiro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.09.2020, 13:11:00 Editado em 14.09.2020, 13:13:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O senegalês Lamine Diack, ex-presidente da World Athletics (antiga Iaaf, Associação Internacional de Federações de Atletismo na sigla em inglês) saberá nesta quarta-feira, em Paris, a sua sentença por corrupção, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, podendo pegar até quatro anos de prisão.

continua após publicidade

Os promotores franceses do caso ainda pediram que seja aplicada uma considerável multa de 500 milhões de euros (aproximadamente R$ 3,15 bilhões) ao ex-dirigente de 87 anos por "infração enorme contra a honestidade que acabou provocando um prejuízo mundial".

Diack dirigiu a World Athletics entre 1999 e 2015. Também foi membro do COI (Comitê Olímpico Internacional). E está sendo julgado por corrupção em exames antidoping de atletas russos desde 2011.

continua após publicidade

A 32.ª sala do Tribunal Correccional de Paris julga o ex-dirigente senegalês por ter permitido atrasar os procedimentos disciplinares de atletas russos suspeitos de doping, sob o pagamento de propina vinda de Moscou. Ele também é acusado de ter ajudado seu filho, Papa Massata Diack, então chefe de marketing da entidade, a se apropriar de vários milhões de dólares em negociações com patrocinadores.

Peça-chave no caso, Papa Massata também será julgado pelos mesmos crimes do pai. A pena, pedida pelos promotores, porém, é de cinco anos de prisão, com o mesmo valor da multa.

"Sou inocente dos fatos e das acusações, não há provas tangíveis e irrefutáveis das quais eu possa ser atribuído a essas acusações. Recuso-me a comparecer nos tribunais franceses porque falta imparcialidade", disse, em entrevista coletiva de imprensa nesta segunda-feira, o filho de Lamine, que está extraditado do Senegal e será julgado à revelia.

continua após publicidade

Outras quatro pessoas serão julgadas e podem ser presas na investigação: o antigo chefe de controle antidoping da Iaaf, Gabriel Dollé, o advogado de Lamine Diack, Habid Cissé, o ex-presidente da Federal Nacional de Atletismo Russa, Valentin Balakhnichev, e o ex-treinador Alexeï Melnikov.

A chantagem sobre atletas russos para não suspendê-los por doping podem ter rendido mais de 3,4 bilhões de euros (R$ 21,37 bilhões) para Diack. O seu advogado, William Bourdon, pediu que o ex-dirigente senegalês não seja enviado à prisão e impedido de "morrer com dignidade, abraçados por seus familiares e deu povo, em sua terra natal".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-chefe do atletismo, Lamine Diack pode pegar até 4 anos de prisão por corrupção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!