MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ex-atleta olímpico, deputado Luiz Lima questiona candidatura do atual presidente do COB

O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) encaminhou nesta segunda-feira ofício ao ministro do Esporte, André Fufuca, questionando a candidatura de Paulo Wanderley, que tenta a reeleição à presidência do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na eleição marcada para

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 30.09.2024, 19:39:00 Editado em 30.09.2024, 19:43:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) encaminhou nesta segunda-feira ofício ao ministro do Esporte, André Fufuca, questionando a candidatura de Paulo Wanderley, que tenta a reeleição à presidência do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na eleição marcada para quinta-feira, no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

Paulo Wanderley concorre com Marco La Porta, que foi seu vice-presidente até o início deste ano. Nadador olímpico (Atlanta-1996 e Sydney-2000) e ex-presidente da Comissão do Esporte da Câmara, Luiz Lima argumenta que o atual presidente poderá ser reeleito pela segunda vez e ultrapassará o limite máximo de oito anos de mandato estabelecido pelo estatuto da entidade.

Paulo Wanderley assumiu o COB em outubro de 2017, quando Carlos Arthur Nuzman renunciou ao cargo na esteira das investigações de corrupção. Ele era vice de Nuzman, que chegou a ser preso, assumiu a presidência e se reelegeu em 2020.

continua após publicidade

Grupos de atletas alegam que o presidente infringe a Lei do Esporte, a Lei Pelé e o Estatuto do COB com uma nova eleição. Paulo Wanderley alega estar no meu primeiro mandato após um mandato-tampão e que teria direito a uma reeleição.

Neste imbróglio, o Conselho de Ética do COB já deu aval à candidatura do atual presidente e, com isso, a Comissão Eleitoral referendou a chapa que tem como vice Alberto Maciel Júnior, ex-presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). La Porta tem como candidata a vice a medalhista olímpica de bronze Yane Marques.

Luiz Lima afirma que sua preocupação com a candidatura de Paulo Wanderley não é de natureza pessoal. "Tampouco fundamentada em críticas à atual gestão do COB, que é boa e trouxe progressos para a entidade e para os atletas brasileiros", afirma o deputado no ofício.

Segundo ele, a candidatura de Wanderley fere os princípios estabelecidos pela legislação e prejudica o exemplo de governança e responsabilidade que o COB deveria representar. "Além disso, cabe ressaltar que nos últimos dois anos o COB recebeu aproximadamente R$ 800 milhões oriundos de recursos das loterias, verba garantida pela certificação do Ministério do Esporte, fundamentada nos princípios da Lei Pelé."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-atleta olímpico, deputado Luiz Lima questiona candidatura do atual presidente do COB"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!