MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Espanha se opõe à declaração conjunta da UE e não assina declaração que confronta Superliga

A Espanha foi o único membro da União Europeia a se recusar a assinar uma declaração conjunta sobre esportes divulgada pela França nesta quinta-feira. O motivo da negativa é que o governo de Madri viu a iniciativa como um ataque prematuro à Superliga Euro

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 08.02.2024, 12:05:00 Editado em 08.02.2024, 12:10:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Espanha foi o único membro da União Europeia a se recusar a assinar uma declaração conjunta sobre esportes divulgada pela França nesta quinta-feira. O motivo da negativa é que o governo de Madri viu a iniciativa como um ataque prematuro à Superliga Europeia, torneio cogitado por alguns dirigentes de clubes europeus como concorrente da Liga dos Campeões.

continua após publicidade

O Ministério do Esporte da França divulgou a declaração assinada pelos outros 25 estados membros da UE. Embora a Superliga não seja explicitamente mencionada, o comunicado dá o tom de que a igualdade entre os clubes deve ser respeitada.

Parte do texto diz que a UE "convida os órgãos dirigentes do desporto a organizar competições desportivas em conformidade com os princípios de abertura, igualdade de oportunidades, mérito desportivo, ligação entre o desempenho anual em competições nacionais e todas as competições europeias".

continua após publicidade

O Conselho Superior do Esporte da Espanha considerou essa linguagem uma crítica à Superliga, que tem como principais pilares os gigantes espanhóis Real Madrid e Barcelona.

O órgão espanhol disse nesta quinta-feira, em comunicado, que seu governo não quer assumir uma posição formal sobre a Superliga até que um tribunal espanhol decida sobre um caso movido pelos apoiadores da liga contra a Uefa.

Em vez disso, a Espanha disse que irá propor um novo encontro formal dos ministros do esporte dos estados da UE, com uma data ainda a ser agendada, para discutir a questão da Superliga.

continua após publicidade

Inicialmente, os planos para a Superliga foram revelados em 2021 e incluíam alguns dos clubes mais tradicionais da Europa. O torneio de elite proposto com 20 equipes teria protegido 15 dos principais clubes do rebaixamento e substituiria efetivamente a Liga dos Campeões, torneio de elite de clubes da Europa organizado pela Uefa, através das federações nacionais de futebol.

Esses planos rapidamente desmoronaram sob a pressão dos torcedores, do governo inglês e das ligas nacionais da Europa - incluindo a espanhola LaLiga, que organiza o Campeonato Espanhol e se opõe veementemente à Superliga. Apenas o Real Madrid, cujo presidente Florentino Pérez foi um dos principais idealizadores do projeto, e o Barcelona permaneceram a favor da ideia.

Eles levaram o caso à Justiça e ganharam uma decisão no ano passado no Tribunal de Justiça da União Europeia, que decidiu que a Uefa e a Fifa agiram contrariamente à lei da concorrência da UE ao bloquear os planos para uma nova competição. Desde então, a Superliga lançou um plano de competição modificado que incluiria rebaixamento e promoção. O presidente francês, Emmanuel Macron, tentar liderar um impulso a favor do modelo tradicional de competição desde a vitória da Superliga no tribunal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Espanha se opõe à declaração conjunta da UE e não assina declaração que confronta Superliga"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!