MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Em premiação, astros do esporte dos EUA pedem libertação de Brittney Griner

Astros do esporte dos Estados Unidos pediram, na noite de quarta-feira, a libertação de Brittney Griner, estrela da WNBA que está presa na Rússia. Atletas, como Stephen Curry e Megan Rapinoe, lembraram da jogadora de basquete durante a cerimônia do ESPY A

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 21.07.2022, 08:49:00 Editado em 21.07.2022, 08:55:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Astros do esporte dos Estados Unidos pediram, na noite de quarta-feira, a libertação de Brittney Griner, estrela da WNBA que está presa na Rússia. Atletas, como Stephen Curry e Megan Rapinoe, lembraram da jogadora de basquete durante a cerimônia do ESPY Awards, premiação considerada o Oscar do esporte americano.

continua após publicidade

Vestindo uma camiseta com o nome da atleta, Curry pediu o apoio da "comunidade global". "Esperamos pelo melhor, então pedimos a toda comunidade global dos esportes para continuar atentos em nome dela. Ela é uma de nós. Somos um time de atletas aqui nesta noite e por todo o mundo. Um time que não tem nada com a política ou com conflitos globais", disse Curry, um dos principais apresentadores da premiação.

Colega de Griner na WNBA, Skylar Diggins-Smith lembrou o tempo em que Griner está detida fora do país. "Já são 153 dias que BG foi detida de forma equivocada a milhares de milhas de sua casa, de sua família, longe dos amigos e longe do seu time", afirmou a atleta na cerimônia realizada em Los Angeles. "Durante todo este tempo, mantemos BG em nossos pensamentos e nos nossos corações."

continua após publicidade

Griner está detida na Rússia desde fevereiro, quando foi barrada no aeroporto em Moscou com THC, substância derivada da maconha, na forma de óleo. A droga é proibida no país. E a pivô do Phoenix Mercury, time da WNBA, corre o risco de ser presa por até dez anos.

A situação da atleta se agravou com a invasão da Ucrânia pela Rússia no fim de fevereiro, o que motivou os Estados Unidos a fazerem críticas e ataques diretos ao país por conta da guerra. Neste contexto, a prisão de Griner se tornou um conflito diplomático entre americanos e russos. No início deste mês, a atleta chegou a escrever uma carta endereçada à Casa Branca e ao presidente Joe Biden pedindo ao governo americano que a ajude a reconquistar a liberdade.

Ainda neste mês, em sua segunda audiência com a Justiça russa, Griner se declarou culpada das acusações de posse de drogas, na tentativa de reduzir a eventual pena. Ela alega que teria transportado a droga de forma não intencional. "Eu gostaria de me declarar culpada, meritíssimo. Mas não houve intenção. Eu não queria infringir a lei", disse Griner em inglês, de acordo com uma das advogadas da atleta americana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Em premiação, astros do esporte dos EUA pedem libertação de Brittney Griner"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!