MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Díaz, Robinho, Luís Fabiano: relembre casos de sequestros envolvendo familiares de jogadores

O atacante Luis Díaz, do Liverpool e da seleção colombiana, vive um drama pessoal desde que o seu pai, Mane Díaz, foi sequestrado pelo grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN). Após desfalcar o Liverpool por dois jogos, marcou o gol do em

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 06.11.2023, 13:21:00 Editado em 06.11.2023, 13:25:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O atacante Luis Díaz, do Liverpool e da seleção colombiana, vive um drama pessoal desde que o seu pai, Mane Díaz, foi sequestrado pelo grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN). Após desfalcar o Liverpool por dois jogos, marcou o gol do empate por 1 a 1 com o Luton Town no domingo, quando voltou a campo e exibiu a frase "Liberdade para papai" durante a comemoração. Depois da partida, o jogador publicou o comunicado em que fala diretamente ao ELN e pede o apoio de autoridades internacionais.

continua após publicidade

Mane Díaz foi sequestrado no final de semana passado, junto de Cilenis Marulanda Molina, sua mulher e mãe do atacante, na cidade colombiana de Barrancas. Cilenis foi resgatada pela polícia após ser deixada em uma zona rural, mas Mane não foi liberado. Ao descobrir que o sequestro foi realizado por membros do ELN, o governo colombiano formou um gabinete de crise e divulgou um comunicado exigindo a libertação. O ELN respondeu com uma nota classificando o sequestro como "um erro" e prometeu libertar o sequestrado, mas diz que ainda não ofez por causa das "operações militares" empreendidas pelas autoridades na região onde a unidade do grupo guerrilheiro atua. "Manteremos a nossa palavra de libertá-lo unilateralmente, assim que tivermos garantias de segurança para o desenvolvimento da operação de libertação", diz o ELN.

O sequestros de familiares de jogadores de futebol já ocorreu no Brasil, no fim dos anos 1990 e começo de 2000. Veja alguns casos:

continua após publicidade

ROBINHO

O caso de Luís Díaz não é o primeiro entre jogadores de futebol. O crime foi recorrente entre os boleiros na virada do século. O primeiro a ganhar repercussão no Brasil aconteceu em 2004, quando a mãe de Robinho foi sequestrada, no dia 7 de novembro, durante um churrasco com amigos na Praia Grande, no litoral paulista. Ela ficou 40 dias sob o poder dos bandidos em cativeiro e foi libertada após o pagamento de R$ 200 mil. O atleta vivia grande fase naquela época e não entrou em campo durante o período. Atualmente, Robinho tenta evitar uma prisão no Brasil após ser condenado na Itália pelo estupro de uma jovem de 23 anos.

GRAFITE E LUÍS FABIANO

continua após publicidade

Comentarista do SporTV e da Globo, o ex-jogador Grafite viveu momentos de tensão após ter a mãe sequestrada, em 2005, quando ainda jogava no São Paulo. Ela acabou sendo libertada pelos bandidos 26 horas depois, sem o pagamento de resgate, depois que a polícia encontrou o local do cativeiro.

Naquele mesmo ano, Luís Fabiano, ex-São Paulo e então no Porto (POR), também teve a mãe raptada por bandidos. Ele é natural de Campinas. Ela ficou 64 dias como refém em Mairinque, no interior paulista, e foi resgatada por forças policiais.

RICARDO OLIVEIRA

continua após publicidade

O caso mais chocante entre jogadores no Brasil aconteceu em 2007, com a mãe do atacante Ricardo Oliveira, ex-Santos e que atuava pelo Milan na época do crime. Maria de Lourdes foi raptada dentro da própria casa e ficou cerca de cinco meses sob o poder dos sequestradores, em diferentes locais de cativeiro. A Polícia Civil chegou a levantar a hipótese de que a mãe do jogador estivesse morta pela falta de informações, mas uma denúncia anônima ajudou na localização da vítima e ela foi salva sem a necessidade do pagamento de resgate.

TÉVEZ

continua após publicidade

Fora do País, um dos episódios de maior repercussão aconteceu em 2014, quando o pai do argentino Carlos Tévez foi vítima de um sequestro relâmpago, na Região Metropolitana de Buenos Aires. Os três homens responsáveis pelo crime pediram um alto valor para o resgate ao descobrir de quem se tratava o homem, mas cerca de nove horas depois acabaram liberando o pai do atleta, que na época jogava na Juventus.

RIQUELME

Quando começou a despontar com a camisa do Boca Juniors, o meia argentino Juan Riquelme sofreu um baque ao ter o seu irmão Cristian sequestrado, em 2002, e levado para um cativeiro a mais de 15 quilômetros de Buenos Aires. Ele foi libertado após 48 horas depois de a família realizar o pagamento do resgate, estimado em US$ 150 mil pela imprensa local.

WILSON PALACIOS

O caso mais triste da lista fica por conta do jogador hondurenho Wilson Palacios. O atleta havia acabado de se transferir para o Birmingham, da Inglaterra, em 2007, quando o seu irmão Edwin foi sequestrado. O resgate chegou a ser pago, mas a vítima nunca foi libertada pelos sequestradores. Dois anos depois, os restos mortais do Edwin foram encontrados pela polícia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Díaz, Robinho, Luís Fabiano: relembre casos de sequestros envolvendo familiares de jogadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!