MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Crise econômica enfraquece times e dificulta preparação para Superliga Feminina

As dificuldades para os participantes da Superliga Feminina começaram antes mesmo do primeiro jogo da temporada 2020/2021. Com a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, as equipes do vôlei nacional perderam patrocinadores e receitas releva

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.08.2020, 07:55:00 Editado em 09.08.2020, 07:59:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As dificuldades para os participantes da Superliga Feminina começaram antes mesmo do primeiro jogo da temporada 2020/2021. Com a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, as equipes do vôlei nacional perderam patrocinadores e receitas relevantes. Isso os fará chegar para a disputa do torneio com graves problemas econômicos, o que coloca em dúvida a competitividade da competição, às vésperas da Olimpíada de Tóquio, no próximo ano.

continua após publicidade

Os cortes de investimento no esporte brasileiro já vinham ocorrendo após a realização dos Jogos no Rio. E aumentaram com a pandemia, atingindo o vôlei especialmente pelo modelo adotado na consolidação da modalidade desde a década de 1980, quando o seu crescimento se deu calcado no apoio de patrocinadores, como Atlântica, Fiat e Pirelli. A maioria dos times, afinal, tem suas receitas restritas ao que é repassado pelos patrocinadores.

"Esse é o nosso modelo, não temos a negociação do passe como no futebol. E sempre tivemos patrocínio das empresas. Por sorte temos ajuda das leis de incentivo para as categorias de base", afirmou José Roberto Guimarães e líder do projeto do Barueri/São Paulo, ao Estadão.

continua após publicidade

Com esse cenário, a definição dos 12 participantes não pôde seguiu os protocolares acessos e rebaixamentos para a próxima temporada. Primeiro, o projeto do Sesc-RJ, capitaneado por Bernardinho e maior vencedor da Superliga, para seguir viabilizado e com uma formação competitiva, se uniu ao Flamengo, deixando a competição com um participante a menos.

Sobrou uma vaga, que poderia ser do penúltimo colocado - e rebaixado - Valinhos, e recusou, sendo herdada pelo São Caetano, lanterna da edição anterior e que decidiu atuar mesmo após perder o seu patrocinador principal. No acesso, o Brasília, time de melhor campanha, garantiu presença, mas Itajaí e Bradesco (SP), 2º e 3º, não quiseram jogar na elite. E aí a equipe de São José dos Pinhais completou a relação de participantes.

Foi assim que se garantiu a participação de 12 times, algo visto por especialistas como importante para o torneio ser rentável e atraente, mesmo que a situação competitiva e financeira de algmas equipes não seja a ideal. "Seria muito ruim ter menos equipes, pelas entregas aos patrocinadores, com transmissões e eventos nas praças em que ocorrem os jogos", diz Beto Ópice, gerente de marketing do Audax/Osasco.

continua após publicidade

Renato D´Avila, superintendente de competições de quadra da CBV avalia que as dificuldades enfrentadas pelos times refletem a crise econômica atravessada pelo país. "O Brasil passou por uma crise econômica recente pela qual conseguimos superar relativamente bem. Logo em seguida veio a pandemia, com todos os efeitos que vários setores sofreram. E não passaríamos incólumes. Muitos times tiveram dificuldades de renovação de patrocínios e apoios, de continuidade, e consequentemente, alguns encerraram suas atividades", comenta.

O período em que eclodiu a crise do coronavírus no Brasil - o mês de março - também foi visto como o pior possível, pois se deu quando estava para começar o mata-mata da Superliga da temporada 2019/2020 e forçou o encerramento do torneio sem a realização dos playoffs e a definição de um campeão. "O momento foi prejudicial para a exposição das marcas, no momento auge disso", lamenta Ópice.

Mas assegurar a participação na Superliga não termina com os problemas dos times. Os próximos passos das equipes envolvem a busca de investidores para que as obrigações possam ser cumpridas. O Barueri, de Zé Roberto, perdeu 50% do valor orçado para disputar a próxima Superliga, o que faz o treinador e gestor participar de seguidas reuniões em busca de novos apoiadores para um projeto que tem revelado talentos para o vôlei nacional.

continua após publicidade

"O que não pode é acabar. Investimos atletas jovens. Não importa a posição, acrescentamos experiência para uma garotada, que enfrenta as melhores jogadoras", diz Zé Roberto. "As empresas que ajudavam também tiveram cortes. E o nosso orçamento já estava no limite", acrescenta.

Participante de todas as edições da Superliga, o São Caetano chegou a cogitar romper esse histórico, mas conseguiu se inscrever para o torneio, ainda que reconhecendo ter dificuldades para ter um time competitivo. A avaliação é de que o esporte se tornou "caro". E a equipe precisará aproveitar oportunidades de mercado para definir o seu elenco, pois nesse momento não conta com um patrocinador.

"Você precisa de R$ 2 milhões a R$ 2,5 milhões para brigar por uma vaga nos playoffs", disse o técnico Fernando Gomes. "Temos um time da base. E sempre tem atletas no mercado, jogadoras que estão sem time, voltando de um país", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Crise econômica enfraquece times e dificulta preparação para Superliga Feminina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!