MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Corinthians superou apenas um rival argentino em oitavas de final da Libertadores

O empate entre Corinthians e Boca Juniors nesta terça-feira, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores, fez com que a torcida corintiana revisitasse antigos traumas de seu passado na competição continental. Desde que o modelo com esta fase

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 29.06.2022, 16:05:00 Editado em 29.06.2022, 16:10:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O empate entre Corinthians e Boca Juniors nesta terça-feira, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores, fez com que a torcida corintiana revisitasse antigos traumas de seu passado na competição continental. Desde que o modelo com esta fase do torneio foi estabelecido, em 1989, o alvinegro derrotou argentinos em apenas uma oportunidade.

continua após publicidade

Contando com a edição deste ano, o Corinthians disputou a Libertadores, principal competição do continente, em 16 oportunidades. Destas, foi ao mata-mata em 13, além de conquistar a América, de forma invicta, em 2012. Mas para o corintiano, o principal obstáculo são as oitavas, onde o clube já foi eliminado oito vezes, sempre deixando algum trauma na torcida.

Nessas eliminações, os maiores algozes são as equipes argentinas. Desde 1991, ano em que o Corinthians se classificou às oitavas pela primeira vez, enfrentou o Boca Juniors (1991, 2013 e 2022), River Plate (2003 e 2006) e Rosario Central (2000), este sendo o único confronto em que conseguiu avançar na competição.

continua após publicidade

Em 2000, com um time recheado de estrelas, como Rincón, Marcelinho Carioca e Luizão, o alvinegro se classificou, nos pênaltis, diante do Rosario, após empate em 5 a 5 no agregado - 3 a 2 em cada um dos jogos. Naquela edição, a equipe acabou eliminada pelo Palmeiras, também nos pênaltis, com "São Marcos" defendendo a cobrança decisiva de Marcelinho.

Desde então, o drama das oitavas e dos argentinos se tornou um pesadelo na vida do torcedor. Exceto no ano em que foi campeão, o Corinthians não consegue avançar adiante dessa primeira fase do mata-mata. Além disso, neste século, o time não consegue vencer uma partida de ida das oitavas de final.

Todos esses aspectos se refletem nos números. Entre os rivais brasileiros, campeões da Libertadores e que estão presentes na competição deste ano, o Corinthians tem o pior aproveitamento nas oitavas. Em 25 jogos, contando com o empate diante do Boca nesta temporada, a equipe soma apenas 37,3% de aproveitamento, conseguindo seguir adiante na competição em apenas quatro das 12 vezes em que frequentou essa fase.

continua após publicidade

Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras, os outros campeões brasileiros presentes neste ano, tem aproveitamentos superiores ao do Corinthians, respectivamente de 47, 44 e 65%. O duelo diante do Boca Juniors na próxima semana, em "La Bombonera", pode servir para Vítor Pereira quebrar esse tabu que ronda o Parque São Jorge.

"Temos Fluminense e depois (viagem para) Argentina para bater com Boca na casa deles. O melhor é descansar, dormir e começar a pensar a partir de amanhã na partida do Fluminense", afirmou o treinador, que lamentou os desfalques e a falta de tempo para recuperação do calendário brasileiro. "Queríamos apresentar nossa melhor força, mas o calendário brasileiro vai nos massacrando e retirando jogadores. Hoje, mais dois (Willian e Fagner)".

Todas as participações do Corinthians em oitavas de final de Libertadores:

continua após publicidade

1991 - Boca Juniors - eliminação, 4 a 2 no agregado

1996 - Espoli-VEN - classificação, 5 a 1 no agregado

continua após publicidade

1999 - Jorge Wilstermann - classificação, 6 a 3 no agregado

2000 - Rosario Central - classificação nos pênaltis, após 5 a 5 no agregado

2003 - River Plate - eliminação, 4 a 2 no agregado

continua após publicidade

2006 - River Plate - eliminação, 6 a 3 no agregado

2010 - Flamengo - eliminação, 2 a 2 no agregado (critério do gol fora de casa)

2012 - Emelec - classificação, 3 a 0 no agregado

2015 - Guaraní-PAR - eliminação, 3 a 0 no agregado

2016 - Nacional-URU - eliminação, 2 a 2 no agregado (critério do gol fora de casa)

2018 - Colo-Colo - eliminação, 2 a 2 no agregado (critério do gol fora de casa)

2022 - Boca Juniors - 0 a 0 na partida de ida

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Corinthians superou apenas um rival argentino em oitavas de final da Libertadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!