MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Conselho da Uefa pede mais clareza nas regras para definir toque de mão na bola

O Conselho de Futebol da Uefa se reuniu em Nyon, na Suíça, nesta terça-feira, para discutir tópicos relacionados às regras do futebol e à arbitragem. Embora tenha feito uma avaliação positiva da atuação dos árbitros na Europa, o grupo formado por nomes ic

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 25.04.2023, 12:18:00 Editado em 25.04.2023, 12:21:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho de Futebol da Uefa se reuniu em Nyon, na Suíça, nesta terça-feira, para discutir tópicos relacionados às regras do futebol e à arbitragem. Embora tenha feito uma avaliação positiva da atuação dos árbitros na Europa, o grupo formado por nomes icônicos do futebol, como Zinedine Zidane e Paolo Maldini, recomendou que sejam adotados critérios mais claros para a marcação de infrações por toque de mão na bola a partir da próxima temporada.

continua após publicidade

Uma das orientações é que a Uefa esclareça que não há infração se a bola tocar na mão do atleta após desviar em seu próprio corpo, assim como nos casos de toque involuntário nos quais a bola não esteja indo em direção ao gol. O conselho também destaca que nem todo toque de mão após um chute ao gol deve ser causa de advertência.

Outra recomendação é o lançamento de uma iniciativa junto à Associação Internacional de Futebol, órgão responsável por regulamentar as regras do futebol, para mudar a regra que prevê a expulsão do jogador quando um toque de mão impede um gol ou chance clara, independentemente da intenção. Na avaliação do conselho, o atleta só deve ser expulso caso coloque a mão na bola deliberada e intencionalmente.

continua após publicidade

"Pode parecer banalidade, mas erros acontecem, e não devemos estigmatizá-los, influenciados pela camisa que vestimos. A regra da mão na bola, por exemplo, sempre irá gerar discussões, mas podemos torná-la mais consistente e alinhada com a verdadeira natureza do jogo", afirmou o ex-meio-campista croata Zvonimir Boban, um dos membros do Conselho ao lado de outros ex-jogadores e treinadores.

A reunião contou coma presença de Eric Abidal, Rafael Benítez, Fabio Capello, Petr Cech, Luís Figo, Robbie Keane, Jürgen Klinsmann, Ronald Koeman, Philipp Lahm, Michael Laudrup, Paolo Maldini, Roberto, Martínez, Predrag, Mijatovic, Gareth Southgate, Patrick Vieira, Rudi Völler, Javier Zanetti e Zinedine Zidane.

O grupo também pede aos árbitros que sejam mais incisivos para punir comportamentos antidesportivos, especialmente quando os jogadores tentam enganar a arbitragem simulando uma lesão ou ter sofrido uma falta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho da Uefa pede mais clareza nas regras para definir toque de mão na bola"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!