MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Conpresp atende solicitação da Portuguesa e adia votação do tombamento do Canindé

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) adiou a votação sobre o pedido de tombamento do estádio do Canindé. O conselho do órgão se reuniu nesta segunda-feira por meio de videoconf

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2020, 17:20:00 Editado em 26.10.2020, 17:26:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) adiou a votação sobre o pedido de tombamento do estádio do Canindé. O conselho do órgão se reuniu nesta segunda-feira por meio de videoconferência e decidiu ampliar o prazo para a Portuguesa se manifestar. A pauta seria a primeira discutida no encontro.

continua após publicidade

A decisão atende à solicitação da Portuguesa, que alegou que foi prejudicada pela pandemia e que não pôde reunir os conselheiros para debater o tema. Foram dados 30 dias a partir do fim do decreto de estado de emergência em vigor no Estado de São Paulo em razão da pandemia de covid-19. A maioria dos conselheiros entendeu que a concessão do novo prazo não prejudica nenhuma parte.

O decreto estará em vigência até o dia 16 de novembro. A Portuguesa, portanto, terá pelo menos até meados de dezembro para se pronunciar. Isso se o decreto não for prorrogado em São Paulo.

continua após publicidade

A primeira reunião do Conselho Deliberativo da Portuguesa desde o início da pandemia ocorrerá apenas nesta semana, na quinta-feira. Na prática, a decisão final sobre o pedido de tombamento do Canindé ficará para o fim deste ano ou até para 2021. O pedido de tombamento inclui todo o Complexo Oswaldo Teixeira Duarte, no centro expandido da capital paulista, e abarca também o clube social da Portuguesa.

"Não vamos deixar que a Portuguesa seja uma mercadoria de quinta categoria que possa ser vendida a preço de banana. Nosso DNA pesa. A Lusa é muito maior que seus dirigentes e ainda é dos torcedores", disse Beto Freire, um dos responsáveis pelo projeto de tombamento do Canindé.

Em janeiro, ficou decidido que o espaço manteria as suas características até o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) realizar um estudo de tombamento e submetê-lo para aprovação - ambos os órgãos são vinculados à Secretaria Municipal da Cultura. Da mesma forma, qualquer projeto de intervenção no complexo teve de ser previamente analisado e aprovado.

continua após publicidade

A pandemia do coronavírus atrasou esse processo de estudo para a Portuguesa se manifestar. As reuniões do Conpresp chegaram a ser interrompidas e passaram a ser realizadas remotamente. Os técnicos visitaram o Canindé e solicitaram mais tempo para análise, bem como o clube paulista. Agora, o prazo para uma decisão final foi novamente estendido.

O pedido de tombamento foi feito em março de 2019 por torcedores com a ajuda do deputado estadual Campos Machado (PTB). Foram recolhidas mais de 5 mil assinaturas e documentos sobre o estádio inaugurado em 1972. Em dezembro do ano passado, o Conpresp adiou a avaliação do tombamento para janeiro deste ano, após o relator do processo não concluir o parecer final.

O projeto do estádio é do arquiteto Hoover Américo Sampaio, que morreu em 12 de janeiro deste ano, cuja trajetória foi principalmente ligada à arquitetura hospitalar e à docência. O salão nobre do clube foi projetado por Vilanova Artigas, um dos principais nomes do modernismo no País e também autor do projeto do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

continua após publicidade

Abrir um estudo de tombamento foi uma forma de garantir que o complexo permanecesse enquanto a discussão fosse aprofundada e evitasse novas demolições, como ocorreu com as piscinas, em 2018, cujo projeto também era de Vilanova Artigas.

Relator do tema no início de 2020, o advogado Marcelo Manhães abriu possibilidade da demarcação da área como Zepec-APC (Zona Especial de Preservação Cultural). É um instrumento diferente do tombamento, cujo objetivo é o de preservar o uso e prática exercidas no local. O caso seria similar ao do Cine Belas Artes. Desta forma, mesmo que o Canindé fosse derrubado, teria de ter sempre um estádio no complexo.

continua após publicidade

Torcedores se juntaram no ano passado para pedir o tombamento do Canindé para evitar que o clube perdesse o terreno em algum leilão. Com cerca de R$ 350 milhões em dívidas e aproximadamente 500 processos na Justiça, a Portuguesa tem enfrentado diversos leilões, mas tem conseguido se livrar de perder o complexo e seu estádio.

A Portuguesa tem 45% do terreno e o restante foi cedido pela Prefeitura de São Paulo até o fim de 2092. O clube, que elegeu Antonio Carlos Castanheira como presidente no final do ano passado, tem sobrevivido graças ao aluguel do estádio para eventos.

O Canindé já teve outro pedido de tombamento recusado. Em 2016, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) recebeu os documentos, mas não analisou o pedido por julgar não ser de sua competência.

Dentre outras atribuições, o Conpresp é responsável por aprovar restaurações, reformas e outros tipos de interferências em todos os imóveis tombados ou com pedidos de tombamento da capital, além daqueles em áreas próximas, o que significa milhares de propriedades privadas e públicas na cidade. Dentre as pautas que deve receber em breve, além do tombamento do Canindé, estão mudanças na remodelação do Pacaembu, projetos para o Parque do Ibirapuera e alterações advindas da futura concessão do Parque Fontes do Ipiranga, que inclui o Jardim Botânico e Zoológico.

O Conpresp é formado por cinco conselheiros indicados pelo prefeito e quatro representantes da sociedade civil. Em junho deste ano, a urbanista Raquel Schenkman, ex-diretora do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), foi reeleita presidente. No entanto, a votação foi contestada na Justiça e outro pleito foi realizado

João Cury Neto, aliado do prefeito Bruno Covas e ex-secretário da Educação da prefeitura e do governo do Estado, foi escolhido para presidir o órgão. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu uma investigação para apurar uma possível manobra da Prefeitura de São Paulo na composição do conselho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Conpresp atende solicitação da Portuguesa e adia votação do tombamento do Canindé"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!