MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Conheça as promessas do Brasil e dos seus adversários no Sul-Americano Sub-20

O Campeonato Sul-Americano Sub-20 começa nesta quinta-feira e sempre é terreno fértil para o surgimento e desenvolvimento de grandes promessas do futebol do continente. O Estadão listou algumas das principais joias sul-americanas, que podem despontar nos

Pedro Ramos (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Ramos (via Agência Estado)
Publicado em 19.01.2023, 12:04:00 Editado em 19.01.2023, 12:10:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Campeonato Sul-Americano Sub-20 começa nesta quinta-feira e sempre é terreno fértil para o surgimento e desenvolvimento de grandes promessas do futebol do continente. O Estadão listou algumas das principais joias sul-americanas, que podem despontar nos próximos anos. Neste ano, a edição será realizada na Colômbia. O Brasil não vence o torneio desde 2011.

continua após publicidade

O Sul-Americano Sub-20 é disputado em duas fases. Na primeira etapa, os três melhores de cada grupo de cinco seleções avançam para o hexagonal final em que todos se enfrentam e os quatro melhores garantem vaga no Mundial da categoria. O Brasil está no grupo A, com Colômbia, Argentina, Paraguai e Peru.

A outra chave terá Equador, Uruguai, Venezuela, Chile e Bolívia. A equipe brasileira estreará nesta quinta-feira, às 19 horas (pelo horário de Brasília), contra o Peru.

continua após publicidade

Vitor Roque teve um ano de 2022 inesquecível. Foi um dos principais jovens do futebol brasileiro ao ajudar o Athletico-PR na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores. Com só 17 anos, o atacante ágil e driblador já é monitorado pelos principais clubes europeus.

"Meu maior sonho atual é conquistar esse Sul-Americano, classificar o Brasil para a Copa do Mundo. O sentimento é de motivação para conquistar esse desafio. Enfrentamos adversário sul-americanos na nossa preparação. Sabemos a dificuldade deste torneio, mas temos um grupo de jogadores muito forte e experiente dentro da seleção brasileira. Vamos aproveitar bem a preparação na Granja para estrearmos com tudo", disse ao site da CBF.

Ao lado de Vitor Roque, são várias promessas brasileiras para ficar de olho. Uma delas é Andrey Santos. O volante técnico e de boa saída de bola foi criado no Vasco e se destacou em 2022. Neste mês, ele foi vendido ao Chelsea, da Inglaterra.

continua após publicidade

O Corinthians será representado pelo atacante Pedro (também chamado de Pedrinho) e o meio-campista Guilherme Biro, além do zagueiro Robert Renan, vendido recentemente ao Zenit, da Rússia. O Palmeiras terá o goleiro Kaique e o meia-atacante Luis Guilherme. Já o São Paulo contará com o lateral-esquerdo Patryck.

Uma das grandes promessas do futebol brasileiro, o atacante Endrick não foi liberado pelo Palmeiras para defender a seleção na competição. O jogador de 16 anos foi titular da equipe profissional na estreia no Campeonato Paulista.

A seleção brasileira não ganha a competição desde 2011 e só garantiu vaga no Mundial da categoria uma vez nas últimas quatro edições.

continua após publicidade

Facundo Buonanotte (Argentina)

O meia-atacante canhoto Facundo Buonanotte estreou no futebol profissional argentino em fevereiro de 2022 e, em janeiro deste ano, já se transferiu para a Europa. O destaque com a camisa do Rosario Central foi tão grande que o Brighton, clube inglês que tem monitorado de perto promessas sul-americanas nos últimos anos, o contratou por 12 milhões de euros. Ele é a venda mais cara do clube argentino, superando a ida de Giovani Lo Celso ao Paris Saint-Germain em 2016 e a de Ángel Di María ao Benfica em 2007.

continua após publicidade

Também se destacam na Argentina sub-20 o meia Nico Paz (Real Madrid), o meia-atacante Gino Infantino (Rosario Central), além dos atacantes Julián Fernández (Vélez) e Ignacio Maestro Puch (Atlético Tucumán).

Máximo Perrone (Argentina)

O meio-campista Máximo Perrone é um dos principais nomes do Vélez Sarsfield, mas pode deixar o futebol argentino em breve. O jovem de 20 anos é alvo do Manchester City. Em 2020, já era apontado pelo então técnico Gabriel Heinze como um garoto "espetacular".

continua após publicidade

Álvaro Rodríguez (Uruguai)

Álvaro Rodríguez nasceu em Girona, na Espanha, mas é filho de pais uruguaios. Com mais de 1,90m, ele é centroavante do Real Madrid Castilla (time B) e atua pela seleção sul-americana, embora tenha jogado no sub-18 da equipe europeia no ano passado. Nesta temporada, estreou pelo time principal madrilenho em uma partida pela Copa do Rei no duelo com o Cacereño.

Os uruguaios também contam com algumas outras promessas: o lateral Mathías De Ritis (Peñarol), os meio-campistas Renzo Sánchez (Nacional) e Fabricio Díaz (Liverpool-URU), além dos atacantes Luciano Rodríguez (Liverpool-URU) e Emiliano Rodríguez (Boston River).

Darío Osorio (Chile)

Darío Osorio, de 18 anos, é um meia habilidoso da Universidad de Chile que já estreou pela seleção principal do país em 2022. Ele marcou sete gols na liga chilena do ano passado. O jogador já é observado de perto pelo Tottenham, da Inglaterra, segundo a imprensa do Chile. Além de Osorio, os torcedores também esperam muito do futebol dos meias Lucas Assadi (Universidad de Chile) e Joan Cruz (Colo-Colo).

Alexei Rojas (Colômbia)

Aos 17 anos, Alexei Rojas, goleiro do Arsenal, atua tanto no time sub-18 como no sub-21. Ele nasceu na Inglaterra, filho de pai russo e mãe colombiana. Está representando a seleção colombiana desde o sub-17, mas antes, na categoria sub-15, atuou pela Inglaterra. Alexei se destaca no jogo aéreo e nas defesas de cobranças de pênalti. Outro nome colombiano para ficar de olho é o atacante Juanda Fuentes (Barcelona).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça as promessas do Brasil e dos seus adversários no Sul-Americano Sub-20"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!