MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Com vaga à Copa do Mundo ameaçada, Luciano Spalletti anuncia sua demissão da Itália

O risco de ficar fora da Copa do Mundo pela terceira vez seguida custou o emprego do técnico Luciano Spalletti. O treinador anunciou, neste domingo, que será demitido e deixará o comando da Azzurra após a partida das Eliminatórias Europeias, na segunda-fe

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 08.06.2025, 13:30:00 Editado em 08.06.2025, 13:44:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O risco de ficar fora da Copa do Mundo pela terceira vez seguida custou o emprego do técnico Luciano Spalletti. O treinador anunciou, neste domingo, que será demitido e deixará o comando da Azzurra após a partida das Eliminatórias Europeias, na segunda-feira, contra a Moldávia.

continua após publicidade

"Ontem à noite, conversei com o presidente (da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina) e ele me disse que eu seria demitido", disse Spalletti em entrevista no centro de treinamentos da Itália. "Eu não tinha intenção de sair e teria preferido ficar. Mas é uma demissão e eu sei disso."

A decisão da Federação Italiana ocorre dois dias após a derrota dos italianos por 3 a 0 para a Noruega na estreia pelas Eliminatórias. A tetracampeã mundial ficou fora das edições de 2018 e 2022, quando foi eliminada na repescagem continental, respectivamente, por Suécia e Macedônia do Norte.

continua após publicidade

Sem pontuar, os italianos ocupam a quarta posição do Grupo I, atrás de Noruega (9), Israel (6) e Estônia (3). Somente o primeiro colocado de cada chave avança diretamente ao Mundial.

O principal candidato a assumir o posto é Claudio Ranieri, que acabou de concluir uma temporada de sucesso no comando da Roma, mas anunciou sua aposentadoria como treinador. Após a partida com a Moldávia, a Itália só volta a jogar em setembro.

Spalletti foi contratado em agosto de 2023, quando Roberto Mancini deixou a seleção italiana para comandar a Arábia Saudita. Após conduzir o Napoli ao seu terceiro título nacional, o treinador assinou contrato até a Copa do Mundo de 2026.

continua após publicidade

O primeiro grande torneio de Spalletti terminou com uma decepcionante derrota por 2 a 0 para a Suíça nas oitavas de final da Eurocopa do ano passado. Os maus resultados na Eurocopa, na Liga das Nações e neste início de Eliminatórias, porém, abreviaram sua passagem pela seleção.

"Sempre assumi este trabalho como um serviço à nação e farei tudo o que puder para ajudar o futuro da seleção", disse Spalletti. "Chegarei a uma resolução contratual amanhã à noite. Tive todo o apoio possível em relação às escolhas que queria fazer, mas os resultados não vieram."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Com vaga à Copa do Mundo ameaçada, Luciano Spalletti anuncia sua demissão da Itália"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!