MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Com transmissão da F-E, TV Cultura reforça área esportiva para aumentar audiência

Pela primeira vez em sua curta história, a Fórmula E será transmitida pela TV aberta no Brasil. A partir desta sexta-feira caberá à TV Cultura a veiculação do campeonato de carros elétricos, com treinos classificatórios e corridas ao vivo. As sessões livr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2021, 11:30:00 Editado em 26.02.2021, 11:35:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pela primeira vez em sua curta história, a Fórmula E será transmitida pela TV aberta no Brasil. A partir desta sexta-feira caberá à TV Cultura a veiculação do campeonato de carros elétricos, com treinos classificatórios e corridas ao vivo. As sessões livres das etapas vão passar nas mídias digitais do canal. A competição também passará no SporTV, na TV fechada.

continua após publicidade

A categoria, que agora conta com a chancela de Mundial por parte da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), é a nova aposta do canal público. "O que nos cativou na F-E é esta missão de sustentabilidade, de cuidado com o meio ambiente, que sempre foi uma bandeira da Cultura. Gostamos demais dessa afinidade, vimos que era um bom caminho", disse ao Estadão o diretor de esporte do canal, Vladir Lemos.

A interação entre a competição e os fãs durante treinos e corridas também atraiu a TV Cultura. "A categoria tem esse viés da interatividade, que tem sido um desafio para todos. Para o nosso País, a TV aberta é ainda um veículo muito importante. Ao mesmo tempo, tem as plataformas digitais se impondo. Vimos na F-E uma ponte perfeita entre estas duas coisas. E, com a F-E, trazemos para a TV um público que ainda não tínhamos."

continua após publicidade

Os fãs de automobilismo já estavam no radar do canal nos últimos meses. A TV Cultura chegou a abrir negociação com a Fórmula 1. E, nesta busca, descobriu o campeonato de carros elétricos. "É uma aposta também até para conversar com o mercado. Um produto que nos permite buscar parceiros em outros segmentos."

Sem tradição na cobertura desta modalidade, o canal vê a F-E como um "marco". "Até onde lembro, tivemos apenas motocross no passado. Mas já vimos apostas parecidas com esta, como foi a Band e a Fórmula Indy, que era uma categoria que não tinha tanto apelo na época. Além disso, o público brasileiro está um pouco carente. Temos brasileiros no grid (Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara), ao contrário da F-1."

Com uma trajetória de 25 anos no canal, Lemos recorda apostas antigas. "Fomos a primeira TV a passar um campeonato de surfe ao vivo, na década de 80. Temos uma cultura de abrir caminho."

continua após publicidade

A investida vem na esteira de mudanças na cobertura do canal, que pouco contou com esportes nas últimas décadas. E partiu da nova direção do canal, com o jornalista José Roberto Maluf à frente desde 2019. Além de lançar o programa "Revista do Esporte", em horário nobre, a TV Cultura começou a transmitir ao vivo diversos jogos de diferentes modalidades, como futebol, vôlei e basquete.

Desde então, passaram pela tela da emissora a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o NBB (Novo Basquete Brasil), as Superligas de Vôlei (masculina e feminina), o Campeonato Paulista de Futebol Feminino, o Campeonato Mineiro de Futebol Feminino e o Torneio Internacional de Futebol Feminino de Seleções, com a atacante Marta em campo e a estreia da técnica Pia Sundhage.

"Quem conhece o mundo da televisão, sabe que o esporte sempre foi ferramenta para atrair audiência. E a atual administração conhece muito bem a TV. E houve esse consenso de que o esporte pode cumprir esse papel importante. E acho que está cumprindo. Temos visto incremento na audiência nas transmissões, no NBB e no futebol feminino", afirmou Lemos.

continua após publicidade

De acordo com números do canal, com a exibição de jogos do NBB aos sábados, a média de audiência do mês de fevereiro teve aumento de 66% em comparação à média do período entre novembro e janeiro. Somente entre o primeiro e o segundo mês deste ano, o crescimento da audiência foi de 25% na média.

A modalidade deve seguir impulsionando o canal nos próximos meses. Isso porque vai transmitir a nova temporada da Liga de Basquete Feminina, que começa no dia 8 de março. Na sequência, o plano da TV Cultura é passar o Paulistão Feminino. "Já estamos conversando com a Federação Paulista de Futebol", disse Lemos, que sonha em transmitir esportes universitários, a exemplo do que faz os Estados Unidos. "Queremos fomentar as modalidades."

No entanto, ele admite que um canal público tem mais dificuldades para obter o direito de transmissão de campeonatos mais famosos. "Não está muito fácil vender os produtos. É tudo parceria. Mas a TV aberta é uma grande parceira, uma vitrine. Estamos cumprindo um papel na sociedade."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Com transmissão da F-E, TV Cultura reforça área esportiva para aumentar audiência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!