MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Com mais 2 índices, Natação do Brasil fecha seletiva com 18 garantidos em Tóquio

Com mais dois índices conquistados neste sábado, a natação do Brasil encerrou a Seletiva Olímpica com 18 classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Matheus Gonche, no 100 metros borboleta, e Gabriel Santos, no 100m livre, faturaram as vagas no Parqu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.04.2021, 22:52:00 Editado em 24.04.2021, 22:55:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com mais dois índices conquistados neste sábado, a natação do Brasil encerrou a Seletiva Olímpica com 18 classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Matheus Gonche, no 100 metros borboleta, e Gabriel Santos, no 100m livre, faturaram as vagas no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

A disputa deste sábado também confirmou Bruno Fratus em sua terceira Olimpíada, para a prova dos 50m livre. Ele havia anotado o tempo de 21s80, abaixo do índice, em uma competição nos Estados Unidos, onde mora. E foi atendido em sua demanda à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para ter a marca considerada na disputa pela vaga, sem precisar comparecer à Seletiva, no Rio.

A entidade temia que o nadador pudesse se contaminar com a covid-19 na eventual viagem até o Brasil, o que comprometeria sua participação na Olimpíada. Mas, para ficar com a vaga, Fratus não poderia ter seu tempo superado por dois compatriotas na Seletiva disputada nesta semana, que foi o que aconteceu na prova dos 50m livre, neste sábado.

continua após publicidade

"É muito mais difícil ver de longe do que estar na piscina, onde você pode controlar as coisas. Desde que fiz a minha seletiva, na Califórnia, estava confiante, mas não estava confortável. Foram duas semanas controlando a ansiedade, mas deu certo. Já voltei ao treinar e agora é focar no Japão", comentou Fratus.

Na versão feminina da prova, Etiene Medeiros não conseguiu obter o índice. Assim, a principal nadadora do País só conseguirá ir a Tóquio se os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley conquistarem o índice em duas tomadas de tempo, na manhã deste domingo, no mesmo local. As duas equipes brasileiras buscam a vaga por meio da repescagem da Federação Internacional de Natação (Fina).

Etiene foi finalista dos 50m livre nos Jogos do Rio-2016. Além disso, é recordista sul-americana da distância. Mesmo assim, foi apenas a segunda colocada na prova disputada neste sábado, com 24s90. Ficou atrás de Lorrane Ferreira, com 24s84. Ambas nadaram acima do índice, de 24s77.

continua após publicidade

Já Matheus Gonche e Gabriel Santos não desperdiçaram suas oportunidades. Mesmo sem ser favorito, Gonche venceu os 100m borboleta, com o tempo de 51s94, abaixo do índice. E vai disputar uma Olimpíada pela primeira vez na carreira.

"Fiquei cinco meses sem contato com a piscina no ano passado. Depois, conseguimos voltar e o trabalho encaixou muito bem. Durante a semana, fui sentindo que estava bem e sabia que se minha passagem fosse boa, a volta daria o índice. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que participaram desta conquista", comentou Gonche.

Já Gabriel Santos confirmou sua vaga olímpica numa tomada de tempo nos 100m livre porque o vencedor da prova, André Calvelo, foi flagrado em exame antidoping e foi suspenso provisoriamente. Santos não havia disputado a final da prova por ter ficado em nono nas eliminatórias. E somente os oito mais rápidos puderam brigar pelo índice na final. Assim, ele ganhou a sua chance neste sábado e completou a distância em 48s49.

continua após publicidade

"Eu gosto de pressão. Não posso negar. Fiz uma prova ruim na quinta-feira e acabei não me classificando. Aconteceu tudo o que aconteceu e tive essa oportunidade. Era para acontecer e estou classificado para os Jogos Olímpicos", comentou Gabriel Santos.

Com Gonche e Santos, a lista de classificados chegou a 18 nadadores brasileiros. Mas a lista pode mudar e até aumentar, em razão dos revezamentos marcados para domingo. Alterações poderão acontecer porque alguns atletas ganharam o direito de fazer tomadas de tempo em outro momento devido à pandemia.

continua após publicidade

É o caso de Viviane Jungblut, especialista em provas de fundo. Ela testou positivo para a covid-19 e não pôde comparecer à Seletiva. A nadadora é a favorita para ficar com uma das duas vagas dos 1.500m, que estão com Beatriz Dizotti e Betina Lorscheitter. Se obtiver o índice, Viviane ficará com a vaga de Betina, que foi a segunda colocada na prova.

Confira a lista dos classificados até o momento:

Guilherme Costa - 400m, 800m livre e 1500m livre

continua após publicidade

Felipe Lima - 100m peito e revezamento 4x100m medley

Fernando Scheffer - 200m livre e revezamento 4x200m livre

Breno Correia - 200m livre e revezamentos 4x100m e 4x200m livre

continua após publicidade

Murilo Sartori - Revezamento 4x200m livre

Luiz Altamir - Revezamento 4x200m livre

continua após publicidade

Guilherme Basseto - 100m costas e revezamento 4x100m medley

Guilherme Guido - 100m costas

Leonardo de Deus - 200m borboleta

continua após publicidade

Pedro Spajari - 100m livre

Gabriel Santos - 100m livre

Marcelo Chierighini - Revezamento 4x100m livre

Beatriz Dizotti - 1500m livre

Betina Lorscheitter - 1500m livre

Caio Pumputis - 200m medley

Vinicius Lanza - 200m medley

Matheus Gonche - 100m borboleta

Bruno Fratus - 50m livre

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Com mais 2 índices, Natação do Brasil fecha seletiva com 18 garantidos em Tóquio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!