MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

COI diz que ajudará a distribuir vacina a atletas de países com menor acesso

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou nesta quarta-feira que planeja apoiar a distribuição da futura vacina contra a covid-19 em atletas de países que tenham menor acesso ao medicamento, assim que ele estiver disponível, para fazer com que os Jogo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.11.2020, 10:19:00 Editado em 18.11.2020, 10:23:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou nesta quarta-feira que planeja apoiar a distribuição da futura vacina contra a covid-19 em atletas de países que tenham menor acesso ao medicamento, assim que ele estiver disponível, para fazer com que os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados para 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus, "sejam seguros para todos".

continua após publicidade

A ideia da entidade foi revelada pelo australiano John Coates, membro do COI que preside a Comissão de Coordenação dos Jogos de Tóquio, durante uma reunião realizada na capital do Japão com representantes do Comitê Organizador Local.

"Se a vacina virar uma realidade, o COI criará um sistema para apoiar os países que tenham menor acesso (ao medicamento). O objetivo é fazer com que a vacina seja acessível para o maior número de atletas possível. Queremos fazer os Jogos Olímpicos seguros para todo mundo", disse Coates ao final do encontro em Tóquio.

continua após publicidade

Toshiro Muto, chefe do Comitê Organizador Local, agradeceu a ajuda oferecida pelo COI e destacou o importante papel que a entidade pode desempenhar para expandir a vacinação entre os atletas olímpicos. "Usaremos alguns atletas mais destacados como 'modelos a serem seguidos' para convencer outros esportistas dos Jogos para que tomem a vacina também", completou Coates.

O australiano está em Tóquio desde a última segunda-feira e faz parte da comitiva que é chefiada pelo alemão Thomas Bach, presidente do COI. O dirigente máximo da entidade já havia afirmado anteriormente que a vacinação contra a covid-19 não vai ser obrigatória para os atletas, por se tratar de "uma questão de saúde individual", mas que ela será estimulada pelo COI. "Exigir a vacinação seria ir longe demais", comentou.

O aumento das infecções em grande parte do mundo e a renovação das medidas de confinamento, especialmente na Europa, voltaram a levantar questões sobre a realização dos Jogos no próximo ano, caso a pandemia não esteja controlada.

Na última semana, uma pesquisa local mostrou que a maioria da população japonesa acha que o ideal seria adiar os Jogos ao menos em um ano - ou até cancelar a edição. Na segunda-feira, um pequeno grupo de manifestantes chegou a protestar em frente ao edifício que Bach dava uma coletiva de imprensa em Tóquio. E, de acordo com os meios de comunicação locais, mais de 60% dos patrocinadores japoneses ainda não se comprometeram a prolongar os contratos para mais um ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "COI diz que ajudará a distribuir vacina a atletas de países com menor acesso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!