MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

CBF muda protocolo de segurança e amplia testagem nas competições nacionais

Um dia depois do polêmico adiamento do jogo entre Goiás e São Paulo, pelo Brasileirão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou ajustes em seu protocolo de segurança para a retomada das competições. A entidade ampliou a testagem para o novo cor

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.08.2020, 20:14:00 Editado em 10.08.2020, 20:20:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um dia depois do polêmico adiamento do jogo entre Goiás e São Paulo, pelo Brasileirão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou ajustes em seu protocolo de segurança para a retomada das competições. A entidade ampliou a testagem para o novo coronavírus e confirmou que os clubes poderão realizar os exames em laboratórios locais, e não somente com o Hospital Albert Einstein.

continua após publicidade

A principal alteração no protocolo é a ampliação dos testes para todos os jogadores inscritos nos campeonatos. Antes, eram testados apenas os atletas relacionados para cada partida. A testagem deve acontecer a cada rodada, com 72 horas de antecedência. A mudança começa para os jogos do dia 14, na sexta-feira.

Como havia antecipado Walter Feldman, secretário-geral da CBF, em entrevista ao SporTV no domingo, a entidade vai permitir que os times utilizem laboratórios locais para realizarem seus exames. Antes do início do Brasileirão, a CBF havia orientado para que todos os clubes fizessem seus testes no Hospital Albert Einstein.

continua após publicidade

"Para garantir a logística e a agilidade deste procedimento, os clubes poderão optar entre seguir utilizando o Hospital Albert Einstein ou, se preferirem, optar pela contratação de laboratórios locais, desde que portadores do selo de acreditação laboratorial, outorgado pelas entidades de saúde competentes, e obedecendo aos padrões de teste molecular especificados pelos protocolos", disse a entidade, em comunicado.

A entidade afirmou que vai seguir bancando todos os exames, mesmo aqueles feitos com outros laboratórios. "A CBF reembolsará o valor dos testes aos clubes que optarem pelo laboratório local, tendo como referência o valor estabelecido no contrato celebrado entre a entidade e o Einstein."

Outra alteração é quanto ao prazo para a testagem: "os resultados deverão ser enviados à CBF até 24h antes da partida pelo clube mandante e até 12h antes da viagem pelo clube visitante, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores com teste positivo".

continua após publicidade

No mesmo comunicado, a entidade pede aos clubes que sigam com rigidez "o cumprimento do Guia Médico para retorno das atividades do futebol brasileiro e da Diretriz Operacional de cada competição, mantendo estrito controle de testagem e avaliação médica permanente".

A entidade decidiu fazer os ajustes em seu protocolo de segurança após a polêmica de domingo. Goiás e São Paulo deveriam ter jogado às 16 horas, no estádio Serrinha, em Goiânia. Mas a partida acabou sendo adiada de última hora, quando os jogadores do time paulista já faziam o aquecimento no gramado, devido a dez testes positivos no elenco goiano para covid-19. Nove foram confirmados pela contraprova.

O Goiás acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para pedir o adiamento do jogo, o que foi aceito pelo tribunal. A polêmica se deveu, principalmente, à decisão em cima da hora. A partida foi suspensa a poucos instantes do apito inicial.

Os casos foram detectados somente no domingo, a poucas horas da partida, por conta de falhas nos testes realizados pelo Hospital Albert Einstein, na quinta. Por consequência, o Goiás precisou refazer os exames na sexta e os resultados saíram apenas no dia da partida, válida pela rodada de abertura do Brasileirão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "CBF muda protocolo de segurança e amplia testagem nas competições nacionais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!