MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

CAS marca audiência para ouvir apelo da Rússia sobre fim das punições no futebol

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) marcou para o dia 5 de julho uma audiência para ouvir o apelo da Federação Russa de Futebol contra as atuais punições impostas ao futebol da Rússia em razão da guerra promovida pelo país na Ucrânia. A seleção nacional e o

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 22.06.2022, 11:32:00 Editado em 22.06.2022, 11:37:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) marcou para o dia 5 de julho uma audiência para ouvir o apelo da Federação Russa de Futebol contra as atuais punições impostas ao futebol da Rússia em razão da guerra promovida pelo país na Ucrânia. A seleção nacional e os clubes russos estão suspensos das competições organizadas pela Fifa e pela Uefa.

continua após publicidade

Haverá, ainda, uma segunda audiência, em 11 de julho, para avaliar um recurso movido por quatro clubes que desejam o fim do veto da Uefa: CSKA, Zenit, Dynamo Moscou e Sochi. Campeão nacional na temporada passada, o Zenit teria vaga garantida na Liga dos Campeões da temporada 2022/2023, mas as sanções fizeram o time ser substituído pelo Celtic, campeão escocês. O Sochi, por sua vez, estaria na disputa das preliminares por uma vaga na fase de grupos.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, as datas das audiências foram confirmadas por advogados e autoridades ligadas aos casos, e o CAS deve formalizar o calendário nos próximos dias. Os clubes podem solicitar veredictos urgentes antes do início das fase iniciais das competições europeias.

continua após publicidade

A Uefa e a Fifa anunciaram as sanções no final de fevereiro, em comunicado no qual disseram que "o futebol está unido em solidariedade às pessoas afetadas na Ucrânia". A Federação Russa tentou impedir a suspensão por causa dos playoffs das eliminatórias da Copa do Mundo, mas não conseguiu. A Polônia, que seria a adversária, se recusou a jogar a partida, movimento apoiado pelos advogados da Fifa.

Mais tarde, os poloneses conseguiram se classificar para a Copa do Catar. Assim, mesmo que a punição contra a seleção russa seja retirada, o CAS não deve dar brecha para uma disputa judicial pela vaga no mundial.

A tendência é que os casos focados no futebol abram espaço para audiências sobre outros apelos russos, inclusive do Comitê Olímpico do país. Segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional), a suspensão de atletas e equipes russas de competições organizadas sob sua chancela não é uma represália, mas uma forma de proteção em uma época de "sentimentos anti-Rússia".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "CAS marca audiência para ouvir apelo da Rússia sobre fim das punições no futebol"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!