MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

CAS confirma suspensão e Rússia não poderá participar da Olimpíada de Tóquio

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) confirmou nesta quinta-feira uma suspensão de dois anos à Rússia pelo escândalo de doping, o que faz com que o país seja proibido de usar seu nome, sua bandeira e seu hino nas competições até dezembro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.12.2020, 12:14:00 Editado em 17.12.2020, 12:21:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) confirmou nesta quinta-feira uma suspensão de dois anos à Rússia pelo escândalo de doping, o que faz com que o país seja proibido de usar seu nome, sua bandeira e seu hino nas competições até dezembro de 2022, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem, e os Jogos de Inverno, que serão em Pequim, na China, no início de 2022.

continua após publicidade

A decisão da CAS vem do julgamento do recurso impetrado pela Rusada, a agência antidoping russa, da punição de quatro anos imposta pela Agência Mundial Antidoping (Wada) no ano passado.

"O painel da CAS determinou por unanimidade que a Rusada (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Antidoping Mundial (WADC, na sigla em inglês) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a Wada", iniciou o tribunal em sua decisão. A punição, no entanto, diminuiu de quatro para dois anos. "Como consequência, o painel emitiu uma série de ordens que entram em vigor em 17 de dezembro de 2020 por um período de dois anos, ou seja, até 16 de dezembro de 2022".

continua após publicidade

Atletas e times russos poderão competir em Jogos Olímpicos e em outros eventos, mas não com seus uniformes e bandeiras. Eles, confirmado que não estão envolvidos em escândalos de doping, poderão competir, mas não representando a Rússia, mas sim sob um bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Todos esses atletas agora precisam provar que estão limpos e que foram submetidos a testes rigorosos antidopagem para serem elegíveis a competir como atletas neutros na Olimpíada. Caso o COI siga o posicionamento que teve nos Jogos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, em 2018. equipes russas de esportes coletivos devem passar pelo mesmo processo.

O COI chegou a excluir a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e de Inverno de Pyeongchang, mas deixou nas mãos das federações nacionais a decisão de executar a suspensão. No Rio, por exemplo, os competidores do atletismo não puderam usar a bandeira do país, o mesmo acontecendo com o remo. Em 2018, o pais não participou de nenhuma modalidade, com os atletas, sem a bandeira russa, conquistando 17 medalhas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "CAS confirma suspensão e Rússia não poderá participar da Olimpíada de Tóquio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!