MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

CAS anuncia para primeira semana de julho veredicto sobre caso do Manchester City

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) anunciou, nesta quarta-feira, em Lausanne, na Suíça, que vai dar o veredicto final para determinar se o Manchester City será suspenso ou não das competições europeias por duas temporadas, punição impos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.06.2020, 13:55:00 Editado em 10.06.2020, 13:59:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) anunciou, nesta quarta-feira, em Lausanne, na Suíça, que vai dar o veredicto final para determinar se o Manchester City será suspenso ou não das competições europeias por duas temporadas, punição imposta pela Uefa por violação das regras de fair play financeiro, na primeira semana de julho.

continua após publicidade

A decisão da data foi tomada após três dias de audiência, realizada por videoconferência, com a participação de advogados da Suíça e da Inglaterra. "A data exata será comunicada com antecedência", disse a CAS, por intermédio de um comunicado.

As acusações mencionam que o Manchester City, de propriedade da família real de Abu Dabi, enganou a Uefa durante anos e descumpriu as normas financeiras dos clubes. Há muito em jogo no caso que pode incitar sentimentos negativos dos torcedores e agravar a desconfiança acerca dos órgãos reguladores do esporte.

continua após publicidade

O City foi punido em fevereiro por "violações graves" das regras do fair play financeiro da Uefa e por não cooperar com os investigadores. O caso foi aberto logo depois que uma série de documentos vazados apareceu na revista alemã Der Spiegel, em novembro de 2018.

E-mails vazados indicaram irregularidades em relação aos valores recebidos pelo clube por meio do xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, proprietário do Manchester City e integrante da família que governa Abu Dabi. O clube também foi multado em 30 milhões de euros (cerca de 143,5 milhões de reais, na cotação da época).

De acordo com a investigação, somente 12% dos 67,5 milhões de libras para patrocínio de camisa, estádio e as divisões de base foram de fato pagos pela Etihad Airways. O restante, embora descrito como verba de patrocínio no balanço do clube, foi aporte direto do dono do clube, uma prática proibida pela Uefa.

continua após publicidade

O clube nega ter cometido irregularidades, mas nunca rejeitou a autenticidade dos documentos, supostamente obtidos por um hacker, mas argumentou que as provas foram roubadas e que seu conteúdo foi retirado de contexto.

Se o apelo do City naufragar, o clube ficará sem receber centenas de milhões de dólares em premiações da Uefa, e pode enfrentar uma debandada de alguns de seus principais craques, já que será proibido de disputar a Liga dos Campeões da Europa por duas temporadas.

Para a Uefa, um revés significaria minar a política de fair play financeiro que, de acordo com a entidade que comanda o futebol na Europa, ajuda a estabilizar a economia da modalidade entre os 55 países-membro.

Independentemente do que os juízes decidam, o City permanece candidato a vencer a Liga dos Campeões neste ano, já que a punição só vale a partir da temporada 2020/2021. O time inglês venceu o Real Madrid por 2 a 1, no jogo de ida das oitavas de final, disputado na Espanha. O torneio deve ser retomado no segundo semestre.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "CAS anuncia para primeira semana de julho veredicto sobre caso do Manchester City"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!